O Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro marcou presença na 4ª edição do Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão (IV CBP), realizado pelo Fórum das Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira (FENPB), com o apoio de todos os Conselhos de Psicologia, entre os dias 19 e 23 de novembro, em São Paulo.
Com tema “Os impactos da Psicologia na sociedade brasileira: a política da ciência e da profissão”, o IV CBP teve mais de 13 mil participantes inscritos, além de mais de 3.500 trabalhos apresentados nos formatos “Conferência”, Como eu faço”, “Conversando sobre…”, “Mesa redonda” e “Exposição de Pôster”.
O CRP-RJ desenvolveu e/ou participou de diversas atividades nos dias 20, 21 e 22 de novembro, representando o Rio de Janeiro nas discussões nacionais sobre a inserção da Psicologia nos mais diversos espaços da sociedade e apresentando as ações políticas que vêm sendo desenvolvidas em nosso estado.
A primeira atividade do CRP-RJ, no dia 20, foi uma roda de conversa, no formato “Conversando sobre…”, organizada pelas conselheiras Maria da Conceição Nascimento (CRP 05/26929), representante do Conselho na Articulação Nacional de Psicólogas (os) Negras (os) e Pesquisadoras (es) (ANPSINEP), e Priscila Gomes Bastos (CRP 05/33804), presidente da Comissão Regional de Psicologia e Políticas Públicas.
“Psicologia e Relações Étnico-Raciais, Diversidade Sexual e Identidades de Gênero” foi o tema do trabalho apresentado, que teve por objetivo divulgar as discussões travadas e as ações desenvolvidas pelo Grupo de Trabalho Integrado de Psicologia e Relações Étnico-Raciais, Diversidade Sexual e Identidades de Gênero da Comissão Regional de Direitos Humanos do CRP-RJ.
No dia 21, o conselheiro-tesoureiro do CRP-RJ, Alexandre Trzan Ávila (CRP 05/35809), integrou a mesa “Conversando sobre os entrecruzamentos políticos, Psicologias e movimentos sociais: uma atitude crítica à medicalização da educação e da sociedade”.
A atividade também contou com a participação de Pedro Paulo Gastalho de Bicalho (CRP 05/26077), ex-conselheiro do CRP-RJ, ex-presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos do CFP e professor da UFRJ, Flávia Cristina Silveira Lemos, da Universidade Federal do Pará, Ariadne Benetom de Campos, da Unidade Básica de Saúde do Butatã (SP), Marilene Proença Rabello de Souza, da Universidade de São Paulo, e Ana Carla Cividades Furlan Scarin, também da USP.
Em paralelo, a presidente da Comissão Regional de Direitos Humanos do CRP-RJ, Janne Calhau Mourão (CRP 05/1608), integrou o Simpósio “Processos Ditatoriais e Subjetividades”, coordenado pelo Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina, com falas da psicóloga Yara Maria Moreira de Faria Horke, do Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina, e também do psicólogo Pedro Paulo Gastalho de Bicalho, da UFRJ.
A última atividade do CRP-RJ nesse dia foi a mesa redonda “A Psicologia e o Esporte: os desafios dos Conselhos Regionais de Psicologia diante dos megaeventos esportivos”. Compuseram a mesa o conselheiro-secretário do CRP-RJ, Rodrigo Acioli Moura (CRP 05/33761), a colaboradora do CRP-BA Thaise Coutinho dos Santos e a conselheira do CRP-SP Camila de Freitas Teodoro.
No dia 22, o CRP-RJ participou de três atividades. Na parte da manhã, a conselheira-presidente da Comissão de Psicologia e Educação, Helena Rego Monteiro (CRP 05/24180), participou do Simpósio “Psicologia, Educação e Medicalização: três enfoques”. A atividade foi coordenada por Lygia de Sousa Viegas, da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, e teve a participação de Regina Lúcia Sucupira Pedrosa, da Universidade de Brasília, e Marcelo Ubiali Ferracioli, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PR).
Em paralelo, a conselheira-presidente da Comissão de Psicologia e SUAS do CRP-RJ, Juliana Gomes da Silva (CRP 05/41667), integrou uma mesa redonda abordando a temática “Contribuições das políticas de Assistência Social para o desenvolvimento da Psicologia como profissão no país”.
Na parte da tarde, o CRP-RJ organizou uma mesa, no formato Simpósio Ciência e Profissão, sobre “Psicólogas (os) no Sistema Único de Assistência Social e seu trânsito pela intersetorialidade”. Participaram dessa mesa as conselheiras Juliana Gomes e Denise da Silva Gomes (CRP 05/41189) e também a psicóloga e colaboradora do CRP-RJ, Natália Fernandes Valente (CRP 05/ 39380).
Veja aqui a cobertura completa do 3º dia.
IV CBP em números…
– 13.017 participantes inscritos
– 88 conferências
– 648 trabalhos apresentados no formato “Como eu faço”
– 697 trabalhos apresentados no formato “Conversando sobre…”
– 177 mesas redondas
– 1.911 pôsteres expostos
– 169 simpósios
– 60 Simpósios Ciência e Profissão