auto_awesome

Noticias






CRP RJ abraça a Campanha “DEZEMBRO VERMELHO” na luta contra AIDS


Data de Publicação: 1 de dezembro de 2014


DIA 1º DE DEZEMBRO – DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A AIDS

Na luta contra a AIDS, dezembro tornou-se o mês vermelho para lembrar a responsabilidade de todos (as) na luta contra o aumento do HIV no Brasil.

Segundo o Boletim Epidemiológico de HIV/AIDS do Ministério da Saúde (2012/2013), o Rio de Janeiro está entre os estados com as maiores taxas de detecção de casos de AIDS, ocupando o quarto lugar com o índice de 28,7 casos por 100 mil habitantes. Quanto aos casos de mortalidade por AIDS, o Rio ocupa o segundo lugar entre os estados do Brasil com mais óbitos, estando entre os sete estados brasileiros acima da média nacional, com 9,1 de casos por 100 mil habitantes. Além do crescimento da feminização da AIDS, a população jovem também apresenta uma forte tendência de aumento nas taxas de detecção dos casos da doença. Em termos gerais, o Rio de Janeiro é o quinto estado com maior índice, apresentando taxa de detecção de 19,3 casos por 100 mil habitantes.

Diante de publicações do relatório de resposta brasileira à AIDS, no período 2010/2011, com base nas orientações do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV e AIDS – UNAIDS (“Global AIDS response progress reporting 2012. Guidelines: construction of core indicators for monitoring 2011 Political Declaration on HIV/Aids”)sobre as diretrizes de prevenção, diagnóstico, assistência e tratamento do HIV em relação aos aumentos do índice de infecção no Brasil, o Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP RJ) chama atenção dos profissionais, e da população em geral, para a luta contra o aumento do HIV / AIDS no Rio de Janeiro.

Segundo pesquisas do Ministério da Saúde os índices de mortes ocorridas por AIDS, atualmente, são decorrentes da não adesão ao tratamento com antirretrovirais e diagnósticos tardios. O aumento significativo de quadros de depressão nesses casos é preocupante. Assim, é preciso que todos nós estejamos empenhados na orientação e prevenção da AIDS, assim como estarmos atuantes na luta contra o preconceito e discriminação em relação às pessoas que vivem e convivem com HIV / AIDS – sempre com o objetivo de promoção de melhor qualidade de vida (REFERÊNCIAS TÉCNICAS PARA A PRÁTICA DO(A) PSICÓLOGO(A) NOS PROGRAMAS DE DST E AIDS). Ressaltemos que a Lei nº 12.984/14 considera crime qualquer discriminação aos portadores do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e aos doentes de AIDS.

Ato Público do Grupo Pela Vidda – RJ: Dia 01/12, na escadaria da Câmara Municipal dos Vereadores do Rio de Janeiro, na Cinelândia, das 11 às 13 h. Informações: [email protected].

Dia 10 de dezembro (quarta-feira) às 18h – Dialogando com o CRP RJ: Psicologia na luta contra AIDS. Local: Sede do CRP-RJ, localizada na Rua Delgado de Carvalho, nº 53, Tijuca (próximo à estação de metrô São Francisco Xavier).