Deseja fazer uma reclamação ou denúncia ética?
Denúncias podem ser encaminhadas ao CRP-RJ nos seguintes formatos:
e-mail [email protected]
correios (veja nossos endereços aqui)
entregues presencialmente na sede ou em qualquer subsede.
Independentemente do modo de entrega, a denúncia deve ser encaminhada via formulário disponível aqui e conter as seguintes informações:
• Relato detalhado e por escrito dos fatos ocorridos, incluindo local, data e nome da (o) profissional envolvida (o);
• Dados de contato da (o) denunciante, tais como nome completo, telefone (preferencialmente celular), endereço e email para envio de correspondência;
• Documento de identificação com foto.
• Material textual, auditivo e/ou visual (se houver) que auxilie no processo de averiguação do fato relatado por parte do CRP-RJ;
Toda a denúncia encaminhada via correios ou entregue pessoalmente deve ser assinada pela parte denunciante. Somente dessa forma, a (o) denunciante assegura o direito de acompanhar a tramitação do processo ético contra a parte denunciada.
Irregularidades éticas cometidas por psicólogas (os) também podem ser comunicadas ao CRP-RJ de forma anônima. Neste caso, deve ser preenchido este formulário. Porém, no caso de denúncia anônima, a (o) denunciante não terá direito a acompanhar a tramitação do processo, tampouco poderá solicitar a inclusão de depoimento pessoal ou testemunhas.
Vale lembrar ainda que as denúncias enviadas por e-mail, anônimas ou não, são objeto de averiguação profissional e estão passíveis de fiscalização pelo CRP-RJ, podendo ou não – conforme cada caso – ser encaminhadas à Comissão de Orientação e Ética (COE) para abertura de processo.