auto_awesome

Noticias






Encontro entre psicólogos, assistentes sociais, SINDPSI/RJ e SASERJ acontece em Nova Iguaçu


Data de Publicação: 11 de setembro de 2014


A subsede do CRP-RJ na Baixada acolheu, no dia 6 de agosto, o 4º Encontro Sindical entre psicólogas (os) e assistentes sociais e o Sindicato dos Psicólogos (SINDPSI) e dos Assistentes Sociais (SASERJ). O objetivo do encontro foi discutir e encaminhar as demandas desses profissionais da região referente à pauta de luta das categorias. Compuseram a mesa o presidente do SINDPSI, Marinaldo Santos (CRP 05/5057) e as diretoras do SASERJ Francinete da Conceição do Carmo e Maria da Conceição.

O presidente do SINDPSI/RJ iniciou o debate falando do êxito obtido em Belford Roxo em relação à isonomia da carga horária de 20 horas semanais para os psicólogos, reivindicada há mais de um ano pela categoria. Ele falou, ainda, sobre as condições de trabalho dos psicólogos na Baixada e ressaltou a importância do Sindicato na luta pelos direitos dos profissionais.

Francinete falou da necessidade de união da categoria e a importância de uma entidade que represente os profissionais e fortaleça as ações políticas. Ressaltou também que o Sindicato precisa ser provocado pela categoria e que, para isso, os profissionais precisam levar as demandas para as entidades que os representam. Ela enfatizou, ainda, a necessidade de isonomia salarial e de um plano de cargos de salários em toda a Baixada, além da necessidade de convocação de concursados já aprovados e da realização de concurso público nos municípios da região.

Em seguida, teve início o debate entre os participantes, que apontaram o fato de as prefeituras não estarem pagando o piso salarial estadual. Destacaram também a necessidade da isonomia salarial, de um Plano de Cargos e Salários. A psicóloga Mônica Affonso, membro da Comissão Gestora do CRP-RJ na Baixada, abordou a questão da violação de direitos em relação aos profissionais da região.

No decorrer do debate, Marinaldo propôs a criação de uma mesa de negociação entre profissionais da Saúde e Assistência Social e representantes das prefeituras da região para discutir as demandas dessas categorias.

Finalizando o encontro, foram definidos os encaminhamentos para fortalecer a organização da mobilização dos profissionais:
Mobilização das categorias e seus sindicatos para lutas conjuntas;
Convocação dos psicólogos para encontro no SINDPSI/RJ com diretores sindicais e assessoria jurídica para entrada em ações coletivas da categoria em várias Prefeituras da Baixada;
Organizar comissão para visita conjunta entre SINDPSI-RJ, SASERJ, OAB e Conselhos Regionais para fiscalizar a infra-estrutura da rede de serviços das Prefeituras.

Participe você também do próximo encontro sindical na Baixada! A data é 8 de outubro, quarta-feira, às 17h30min, na subsede do CRP-RJ em Nova Iguaçu, localizada na Rua Sebastião Herculano de Mattos, nº 41 – Centro, Nova Iguaçu (próximo à estação de trem de Nova Iguaçu).