No dia 29 de agosto comemora-se o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, data escolhida como referência ao Primeiro Seminário Nacional de Lésbicas (SENALE) ocorrido na cidade do Rio de Janeiro em 1996.
Desde então, foram realizados sete Seminários Nacionais com o objetivo político de diversificar as questões e debates das mulheres lésbicas e bissexuais do Brasil, como garantia de direitos civis básicos, direitos reprodutivos e casamento civil, entre outros.
O Dia Nacional da Visibilidade Lésbica é data importante para marcar que a luta política da inserção da mulher na sociedade ocorre com a intersecção de diferentes questões do feminismo, como a orientação sexual, identidade de gênero, etnia, raça e condição social.
A (o) psicóloga (o), em consonância com seu Código de Ética Profissional e com a Resolução nº 001/99 do Conselho Federal de Psicologia, deve procurar participar de debates mais amplos, esclarecendo a sociedade e auxiliando, assim, no combate da lesbofobia e de todo o tipo de discriminação e violência contra a mulher.