No dia 2 de março, sábado, às 13h, a Casa dos Conselhos, localizada na Avenida Koeler, 260 – Centro – Petrópolis/RJ, receberá o CRP-RJ para o evento “A Dessemelhança é a Chave, Abram os Portões – Alteridade como compromisso da Psicologia”.
Programação:13:30h – Abertura Institucional
Julia Horta Nasser (CRP 05/33796), psicóloga, conselheira secretária do CRP-RJ.
Conceição Gama (CRP 05/39882), coordenadora da Comissão Regional de Direitos Humanos do CRP-RJ, coordenadora do eixo de Políticas para as mulheres, representante do sudeste no GT nacional de Gênero e Diversidade Sexual do CFP.
Victoria Gutierrez (CRP 05/20157), Psicóloga, Conselheira do CRP-RJ, coordenadora da Comissão Gestora da Região Serrana, Comissão Especial de Estudantes, Comissão Especial de Psicologia em Emergências e Desastres e do Eixo de Políticas sobre Álcool e outras Drogas, especialista em Terapia de Família e Casal (IPUB – UFRJ) e no atendimento a u suários de drogas (PROJAD/IPUB – UFRJ).
Tiago Ezequiel, coordenador da Casa dos Conselhos.
Apresentação: Wilber Rodrigues do Canto – Estudante, 7º período Psicologia (Centro Universitário Serra dos Órgãos, Teresópolis/RJ), monitor em Psicologia Social, estagiário no CAPS Guapimirim e organizador da 1ª Jornada pela Luta Antimanicomial do curso de Psicologia do Unifeso.
Intervenção Cultural com a Roda Cultural do CDC.
14h – Alteridade da Cidade – Relatos de Uma Cidade Inacessível
Danielle Leite de Oliveira Gusmão (CRP 05/54323) – PCD e o Feminino: Experiência de Acessibilidade na Cidade.
Psicóloga, especialista em Logoterapia e Análise Existencial, mestra em Psicologia pela UCP, doutoranda em Psicologia pela UFF, colaboradora no Eixo de Políticas e Práticas Anticapacitistas e membro da Comissão Especial de Psicologia Clínica do CRP-RJ e autora do livro (Re) Existência: Um Olhar Sobre a Deficiência.
Reginaldo Lima de Moura Muniz – Crônicas da cidade: nós somos a cidade.
Doutor e mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, licenciado em Filosofia e História, atualmente leciona no Cefet, estuda e pesquisa o cotidiano dos encontros nas cidades, a partir da linguagem, da cultura e dos processos formativos.
Thais Lourenço (CRP 05/62992) – Quem tem direito a cidade? A privatização dos espaços públicos e a mobilização dos afetos na circulação social.
Psicóloga clínica, mestranda no programa da pós-graduação em Relações Étnico-Raciais (PPRER) – Cefet/RJ, pós-graduada em Direitos Humanos, Saúde e Racismo pela FIOCRUZ, bacharel em Psicologia pela UNISUAM-RJ, técnica em Produção Cultural e de Eventos pela ETEAB FAETEC, pesquisadora e integrante do Orì – Grupo de Pesquisa em Raça, Gênero e Sexualidade, co-fundadora do Projeto de Relações Étnico-Raciais Sankofa na UNISUAM-RJ, colaboradora da Comissão Especial de Eventos e colaboradora da Comissão Especial de Relações Étnico-Raciais do CRP-RJ e co-coordenadora da ANPSINEP-RJ.
Mediação: Juliana Gabriel Pereira (CRP 05/29063), psicóloga, conselheira e coordenadora da Comissão de Meios e Soluções Consensuais de Conflitos (COMSCC) do CRP-RJ e mestre em Mediação e Negociação de Conflitos pela IUKB / APEP (Institut Universitaire Kurt Bosch – Suíça / Argentina – Buenos Aires).
16h30min – Construindo uma Psicologia Acessível
Heverton de Souza Muniz Moura (CRP 05/61078) – Psicologia bilíngue – sujeitos silenciados.
Pós-graduado em Sexualidade (Candido Mendes), colaborador da Comissão Gestora da Subsede Região Serrana, membro do Eixo de Políticas Públicas Anticapacitistas e da Comissão Intergestora de Regionalização e Descentralização do CRP-RJ.
Charlene da Costa Bandeira (CRP 05/66070) – Psicóloga quilombola: Caminhos e Possibilidades Para Uma Psicologia Acessível e Que Realmente Acolha.
Psicóloga, quilombola, pertencente a dois territórios tradicionais: Quilomo Macanudos e Ilé Asé Aloyá Ìfokàrán, CEO, pesquisadora, palestrante, coordenadora de projetos e movimentos políticos sociais.
Ricardo Luiz da Silva Valentim (CRP 05/71643) – O território como possibilidade de construção de sentido no envelhecimento.
Graduação em Psicologia pela Faculdade Maria Thereza, em Filosofia pela Faculdade São Bento do Rio de Janeiro e em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense, hoje atua como Psicólogo clínico segundo a fenomenologia hermenêutica e fazendo especialização em Psicologia Clínica Fenomenológico-Existencial pela NUCAFE.
Mediação: Bruna Menezes Araujo Peixoto, colaboradora da Comissão Especial de Estudantes do CRP-RJ desde 2020, estudante de Psicologia UNIFASE 10° período e pós-graduanda em Terapia Sistêmica.
As inscrições seguem abertas pelo link.
Participe!
#DescriçãoDaImagem: Carrossel com 5 cards sendo o primeiro card com fundo azul com ilustração de porta no meio, bonecos de pessoas diversas (deficiente visual, cadeirante, idosos, família, mãe com bebê, indígena e homem) sendo o homem abrindo a porta e entrando. Logos de intérprete de libras, Facebook, YouTube e do CRP-RJ 50 anos e os demais cards com foto redonda da face dos palestrantes.
#TextodaImagem: Primeiro card: A Comissão de Direitos Humanos do CRP-RJ convida para A dessemelhança é a chave, abram os portões – Alteridade como compromisso da Psicologia. 2 de março às 13h. Veja a programação. Casa dos Conselhos, localizada na Avenida Koeler, 260 – Centro – Petrópolis. Transmissão ao vivo pelo YouTube e Facebook. Segundo card e os demais com a programação e currículos descritos na legenda.