auto_awesome

Noticias






Reunião entre profissionais e o Sindicato dos Psicólogos/RJ movimenta Subsede da Baixada


Data de Publicação: 15 de maio de 2014


Aconteceu, no dia 30 de abril, na Subsede do CRP-RJ na Baixada, localizada em Nova Iguaçu, uma reunião entre o Sindicato dos Psicólogos do Rio de Janeiro (SINDPSI-RJ),  profissionais  e estudantes de Psicologia de vários municípios da região.

Representando o SINDPSI-RJ, estiveram presentes as psicólogas Ana Maria de Carvalho Rangel (CRP 05/21006) e Étila Elaine de Oliveira Ramos (CRP 05/7674) para debater e encaminhar as demandas dos profissionais da Baixada, entre elas: isonomia da carga horária no município de Belford Roxo; concursos públicos para psicólogas (os) nos municípios da Baixada; condições de trabalho e piso salarial para os profissionais da região.

O primeiro item debatido foi a questão da carga horária que se apresenta incompatível com o salário proposto para os psicólogos de Belford Roxo, considerando que os profissionais do Serviço Social do município já conquistaram a redução  da carga horária para 20 horas semanais e já se encontram em processo de reivindicação de reajuste salarial. A reivindicação dos psicólogos é pela isonomia da carga horária, que é, no momento, de 30 horas.

De acordo com depoimentos dos profissionais presentes, muitos psicólogos atuam na região por meio de contratos temporários, o que destaca o processo de precarização das condições de trabalho, impossibilitando, assim, o acesso qualificado da população ao Sistema de Garantia de Direitos.

O Sindicato apresentou também o desencadeamento da ação a respeito do concurso de Belford Roxo, realizado em 2012, no qual os psicólogos aprovados não foram convocados em sua totalidade para assumir o cargo. Em resposta a essa demanda, o Sindicato propôs promover uma ação jurídica para requerer os direitos e reparar os danos causados aos psicólogos.

Em seguida, foi definida para o dia 28 de maio, às 18h, na subsede do CRP-RJ na Baixada, a realização de um novo encontro entre o Sindicato e os profissionais de Psicologia para dar continuidade às discussões realizadas e aos encaminhamentos definidos.

“A reunião trouxe a público o drama dos profissionais e da população da região da Baixada, pela morosidade e falta de abertura de diálogo e negociação do Poder Público com o Sindicato dos Psicólogos  no enfrentamento das referidas situações problemas”, avalia a conselheira do CRP-RJ e coordenadora da Comissão Gestora da Baixada, Vanda Vasconcelos Moreira (CRP 05/6065).

Ao término da reunião com o SINDPSI/RJ, aconteceu a Assembleia Regional do Fórum Estadual dos Trabalhadores do SUAS, tendo como pauta a precarização do trabalho e a construção do Fórum Regional dos Trabalhadores do SUAS na Baixada Fluminense.