De três em três anos, o Sistema Conselhos de Psicologia passa por um processo eleitoral para a renovação dos plenários à frente dos Conselhos Regionais e do Conselho Federal de Psicologia. Psicólogos e psicólogas de todo o país com até 70 anos de idade são convocados a participar desse processo, contribuindo amplamente para a consolidação da democracia no Sistema Conselhos.
Em 2013, contudo, o processo eleitoral trará uma novidade: pela primeira vez na história dos Conselhos de Psicologia, a votação será majoritariamente on-line e, com isso, o profissional poderá votar de casa, de seu local de trabalho ou de qualquer outro lugar em que haja conexão com a internet. Isto é, nos municípios onde a votação for on-line, não haverá mais a necessidade – como até então era feito – de o profissional se deslocar até um posto de votação para votar.
A modalidade de votação pela internet foi decidida no ano passado em Assembleia das Políticas da Administração e das Finanças (APAF) pelos representantes de todos os Conselhos de Psicologia do país com o intuito de facilitar a apuração dos votos e garantir ampla participação dos profissionais de todo o país no processo eleitoral.
A previsão do Conselho Federal de Psicologia é que essa modalidade de votação abranja, nos próximos anos, a totalidade dos profissionais eleitores do país a partir da implementação gradual de um sistema mais acessível, democrático e comprometido com as realidades sócio-ambientais de cada estado.
Pra ter outras informações a respeito do processo eleitoral, acesse http://eleicoespsicologia.cfp.org.br/.