Em nota conjunta, o Conselho Federal de Psicologia e o Conselho Federal de Serviço Social se manifestam a respeito do Projeto de Lei nº 3.688/2000, que tramita no Congresso Nacional desde 2000 e vêm sofrendo recentemente ações de obstrução por parte de alguns parlamentares.
O PL 3.688/2000 trata da inclusão de serviços de Psicologia e Serviço Social na educação básica em redes públicas. Atualmente, o texto encontra-se há pouco mais de um ano na Câmara dos Deputados, aguardando apreciação e votação da Comissão de Educação.
Recentemente, o PL vem sendo questionado por alguns parlamentares contrários à sua aprovação sob alegação de que o projeto, caso aprovado, causaria impactos financeiros que precisam ser revistos.
O Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro, assim como o CFP e o CRESS, manifesta profunda indignação diante de tais tentativas em obstruir e retardar a votação de um projeto de lei de grande importância para a educação pública brasileira, tendo em vista a contribuição imprescindível que psicólogos (as) e assistentes sociais têm a dar, junto a professores e pedagogos (as), no complexo processo de ensino-aprendizagem em nosso país.