Na próxima quarta, dia 10 de abril, às 9h, haverá em Brasília um ato em Defesa da Saúde. No último domingo, dia 07, foi comemorado o Dia Mundial da Saúde e o país inteiro segue em mobilização durante toda a semana. Esta marcha que será realizada em Brasília e seguirá até o Congresso Nacional, na Esplanada dos Ministérios.
Haverá no mesmo dia, às 15 horas, Audiência na Comissão de Assuntos Sociais do Senado para tratar do mesmo assunto. Será, também, uma oportunidade da Psicologia manifestar-se contrariamente à intolerância.
A ideia é reforçar a luta da Psicologia pela saúde. Não apenas por ser considerada uma profissão de saúde, mas, também, por sempre ter-se empenhado, social e politicamente, em questões relacionadas à área, o Sistema Conselhos expressa continuamente seu apoio à promoção de Direitos Humanos e seu repúdio a qualquer forma de atentado à dignidade do ser humano.
É conhecida por todos a precarização do SUS e os ataques que o Sistema sofre na mídia. Além de vários outros problemas na área da Saúde Pública, que podem ser considerados um verdadeiro retrocesso democrático e de nível de acesso, estão em marcha processos de privatização da rede pública e, legislativamente, projetos de lei que atentam contra os Direitos Humanos. O PL 7663, que trata da internação compulsória de usuários de drogas, parece marcar um dos evidentes retrocessos na área da Saúde.
Nessa perspectiva, a categoria não poderia se eximir de participar do Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública, popularmente conhecido como Saúde+10. O Movimento visa a assegurar aos brasileiros um sistema de saúde público mais justo e de maior qualidade. Diversas entidades representativas reuniram-se na sede do Conselho Federal de Psicologia, em Brasília, no dia 13 de março de 2012, para fundar o movimento.
Por isso, pedimos que os que comparecerem venham de camiseta de cor branca. Nesse dia, será realizada a primeira contagem oficial das assinaturas recolhidas que, segundo estimativas, já somam 800 mil.
Serviço:
SAF SUL, Quadra 2, Lote 2, Bloco B, Ed. Via Office, Térreo, Sala 104 – CEP 70070-600 – Brasília – DF
www.cfp.org.br
Fone: (61) 2109-0100 Fax: (61) 2109-0150
E-mail: [email protected]