À REDAÇÃO DA “REVISTA PLACAR”
Nós, do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro – CRP-RJ, parabenizamos os editores da ‘Revista Placar’ pela publicação do dossiê sobre Abuso Sexual – “O lado sombrio da bola” na edição de abril deste ano e o repórter Breiller Pires por seu trabalho de apuração no caso.
Parabenizamos ainda o apresentador e jornalista André Rizek, do programa SporTV, que também comentou sobre a mesma matéria em seu programa no dia 1° deste mês.
Este Conselho Regional vem, há algum tempo, discutindo junto aos profissionais que atuam no esporte estes e outros tipos de abusos que acontecem com crianças e adolescentes que sonham com uma carreira no esporte.
Sabemos da dificuldade de se falar sobre o assunto por parte daqueles que sofreram e sofrem abusos sexuais. Compreendemos o receio e o medo de se fazer denúncias, por parte destes e daqueles que têm o conhecimento de casos e fingem desconhecê-los, como noticiado na devida publicação.
Aos que sofreram ou sofrem abusos, dizemos: Caso tenham receio ou medo de fazer denuncias, não tenham vergonha de procurar ajuda de profissionais especializados. Assim, vocês poderão ser acolhidos com o devido respeito, além de receberem o atendimento adequado.
Aos profissionais especializados, que trabalham no esporte, detendo informações sobre abusos ocorridos e que, por algum motivo, temem fazer denuncias, dizemos: Procurem seus respectivos Conselhos Regionais para obterem o acolhimento e a orientação necessária.
Desta maneira, todos ajudam a combater, não apenas, os abusos sexuais, mas, também, todos os outros tipos de abusos que acontecem neste meio.
Logo, promovendo uma melhor qualidade de vida para todos os envolvidos neste sonho.