No último dia 20 de março, por volta das 14h, teve início o Pré-Corep em Vassouras. O evento foi realizado na Universidade Severino Sombra e estiveram presentes mais de 20 pessoas, entre profissionais e estudantes. A psicóloga Janaina Santana Barros da Silva (CRP 05/17875) começou falando da importância de se realizar um encontro como este em que tem como foco a discussão sobre a trajetória e a ‘Práticas não-medicalizantes para profissionais de serviços de Educação e Saúde’.
Rafael Nunes (CRP 05/43452), psicólogo, chefe do Departamento de Pesquisa Estatística da Secretaria Municipal de Cultura de Vassouras e membro da Executiva do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade de Vassouras, foi um dos convidados a compor a primeira mesa de debate e falou mais sobre o tema. “Tivemos a ideia de fazer uma pesquisa nas escolas da região. Entrevistamos cada professor para traçar um perfil do caso. Fizemos o diagnóstico e apresentamos as propostas sobre o tema da medicalização”, disse.
O psicólogo Maurílio Machado (CRP 05/17878) que é também Conselheiro de Saúde em Vassouras, e atua ainda como Conselheiro Colaborador do CRP-RJ, foi outro a compor a mesa. Ele alertou a importância da participação dos profissionais e de estudantes dentro do Corep e dentro dos Conselhos. “O objetivo é fazer um somatório para valorizar a defesa da psicologia para o trabalhador, para o profissional e para a saúde mental do trabalhador. Ocupar esses espaços e trabalhar a questão da saúde do profissional na psicologia é importante, já que cuidamos da saúde do outro, mas ninguém cuida da saúde da gente”, concluiu Maurílio.
Logo depois deu início do Pré-Corep. A segunda mesa foi escolhida e composta por Janaina Santana (CRP 05/17875), por Étila Ramos (CRP 05/7674) e por Maurílio Machado (CRP 05/17878). A seguir, teve a leitura e aprovação do regimento, nove votantes e contou-se com quatro delegados escolhidos e quinze propostas votadas sem modificações.