auto_awesome

Noticias






Profissionais e estudantes de Psicologia marcam presença no Pré-Congresso de Nova Iguaçu


Data de Publicação: 25 de março de 2013


Em sua penúltima etapa, foi realizado o Pré-Congresso Regional de Psicologia no dia 19 de março na subsede do CRP-RJ em Nova Iguaçu, mobilizando psicólogos e estudantes da região da Baixada Fluminense.

O evento foi dividido em dois momentos: antes da votação de propostas e da eleição de delegados para o COREP, foi realizada a 29ª edição do Cine Psi, com temática voltada para a condição da mulher nos tempos contemporâneos. Dentro dessa temática, foi exibido o filme “Mulheres no espaço de poder” e, a seguir, deu-se início à mesa de debates com participação de Mônica Martins Pereira Carneiro (CRP 05/39986), psicóloga do Centro de Referência ao Atendimento à Mulher de Belford Roxo, Patrícia Xavier da Silva (CRP 05/46049), coordenadora da Coordenadoria de Mulheres de Nova Iguaçu, e Vanda Vasconcelos Moreira (CRP 05/6065), coordenadora da Comissão Gestora da subsede da Baixada Fluminense e representante do CRP-RJ no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Nova Iguaçu.

Vanda falou a respeito da sua participação como representante do CRP-RJ no Conselho Municipal dos direitos da Mulher de Nova Iguaçu. “No começo da minha atuação, havia certo estranhamento em relação à participação do CRP-RJ nesse espaço, e, com o tempo, fomos mostrando a importância da nossa intervenção. Aqui na região da Baixada, ainda estamos muito no começo para efetivar uma prática que atenda plenamente à questão da mulher. Apesar de estarmos no Conselho Municipal desde 2010, ainda há muito a caminhar. Hoje, estamos trabalhando na reformulação da legislação, que já esta ultrapassada. Esse é um compromisso que temos com a categoria de psicólogas”.

Patrícia, por sua vez, tratou da sua atuação dentro da Coordenadoria de Mulheres de Nova Iguaçu. “Nós atuamos no atendimento e acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica ou de gênero, e o que temos percebido é que grande parte das mulheres têm dificuldade de sair dessa condição de vítima principalmente por conta de questão financeira, pois elas não têm como se sustentar sem seus maridos. Além disso, a Coordenadoria tem a função de pensar políticas para a mulher, tais como o incentivo ao empreendedorismo”.

Mônica abordou seu trabalho no Centro de Referência ao Atendimento à Mulher de Belford Roxo. “Em nosso núcleo, atuam em conjunto psicólogos, assistentes sociais e advogados para acolher melhor essa mulher vítima de violência doméstica e orientá-la sobre os seus direitos. Quando, por exemplo, instigamos debates e rodas de conversa como esta aqui, é para que plantemos a sementinha nas mulheres, conscientizando-as sobre seus direitos, fazendo com que, assim, nosso trabalho possa ser desenvolvido de modo mais amplo”.

A seguir, houve um breve debate entre os participantes, abordando, entre outras questões, a fragilidade das políticas públicas destinadas à mulher no Brasil, tanto na área da saúde quanto na área da assistência. Ao término do debate, foi dado início ao Pré-Congresso com a eleição da mesa diretora para conduzir os trabalhos durante a eleição de delegados e a votação de propostas. Foram eleitos Vanda Vasconcelos como presidente, Nathália Oliveira dos Santos (CRP 05/42187) como secretária e Carla Cristina Castro (CRP 05/36400) como relatora.

O regimento interno do Pré-Congresso foi então lido, modificado e aprovado, havendo, em seguida, a eleição de delegados para o COREP, que acontecerá no Rio de Janeiro entre 19 e 21 de abril. Foram eleitos 20 delegados efetivos, quatro suplentes e mais um delegado estudante, com direito a participar das discussões do COREP, sem, contudo, direito a voto.

Ao final, foram votadas as propostas enviadas pelos psicólogos. Ao todo, 11 propostas foram apresentadas, sete das quais aprovadas na íntegra e quatro aprovadas com alterações.