auto_awesome

Noticias






Psicólogos do Rio de Janeiro elegem Comissão Eleitoral


Data de Publicação: 7 de fevereiro de 2013


Foi eleita, no dia 6 de fevereiro, em Assembleia Geral, a comissão responsável por conduzir o processo eleitoral para a renovação do plenário do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro, cujo pleito será realizado no dia 27 de agosto, Dia do Psicólogo.

Conforme pré-definido pelo regimento eleitoral estabelecido pelo Conselho Federal de Psicologia, a Comissão Eleitoral deveria ser composta por pelo menos seis psicólogos, sendo três deles membros efetivos e três suplentes.

No Rio, foram eleitos Fábio Pinto dos Santos (CRP 05/30917), Edgard Felberg (CRP 05/34038), Elizete Lopes (CRP 05/34578), Valéria Cavalcante de Oliveira Barros (CRP 05/41447), Leidiane Sena (CRP 05/44251) e Clarissa Freitas de Almeida (CRP 05/41380).

A presidente do CRP-RJ, Vivian de Almeida Fraga (CRP 05/30376), deu início à assembleia ressaltando a importância da atuação da Comissão Eleitoral. Segundo ela, a comissão é responsável, entre outras coisas, “por garantir a lisura de todo processo, a equidade no tratamento às chapas concorrentes e a liberdade de expressão”.
Vivian também sublinhou que “a Comissão Eleitoral tem uma atuação autônoma em relação à gestão do CRP-RJ, muito embora o Conselho deva conceder à comissão todo o suporte administrativo, financeiro, logístico e tecnológico necessário”.

Ela destacou ainda que, pela primeira vez na história dos Conselhos de Psicologia, a eleição será feita em votação eletrônica, o que, segundo ela, “garantirá uma participação ampliada dos psicólogos do estado do Rio ao mesmo tempo em que será um desafio para a gestão do CRP”.

Para compor a Comissão Eleitoral, é preciso ser psicólogo e estar em pleno gozo de seus direitos.

Não podem ser eleitos funcionários ou conselheiros do CRP-RJ e tampouco psicólogos que tenham intenção de fazer parte de alguma chapa concorrente ao pleito.

A Assembleia Geral foi transmitida on-line e ao vivo. Contudo, apenas os psicólogos presentes puderam votar.