auto_awesome

Noticias






Cine psi com temática sobre Relações Racias acontece no dia 8 de Novembro


Data de Publicação: 6 de novembro de 2012


110601~1Em 08 de Novembro (5ª feira) às 17:30 min, a Comissão Gestora do CRP-RJ/Baixada Fluminense convida PSICÓLOGOS(AS), ESTUDANTES E PARCEIROS (AS) PROFISSIONAIS para a INÉDITA 25ª EXIBIÇÃO NO ESPAÇO CINE PSI BAIXADA, com a exibição de um filme-documentário: ENTRE MUROS E FAVELAS, cuja temática abordará AS RELAÇÕES RACIAIS, seguido de rico debate.

Debatedores:

  • Mª Conceição Nascimento (CRP-RJ 26.929), Mestre em Psicologia, membro da Articulação Nacional de Psicólogas (os) Negras (os), Pesquisadores de Relações Raciais e Subjetividade e colaboradora do CRP-RJ na Comissão de Direitos Humanos;
  •  Nilton Sousa da Silva (CRP-RJ 12.662), Doutor em Psicologia/UFRJ, com Pós-Doutorado em Serviço Social/PUC-RJ, Professor da Graduação e Mestrado em Psicologia da UFRRJ/ Seropédica e Coordenador do LAPSIAFRO-Laboratório de Psicologia e Informações Afro-Descendentes;
  •  Lisa Castro, Orientadora Social da ONG Enraizados, colaboradora da ONG Estimativa e;
  • Jorge Luiz Fernandes Dias, Profº de História, Coordenador de Políticas e Promoção da Igualdade Racial do Município de Queimados e Coordenador do Fórum Intergovernamental de Promoção da Igualdade Racial do Estado do Rio de Janeiro.

 

Após a exibição do filme e debate, daremos continuidade nas atividades preparatórias para o Pré-Congresso de Psicologia (Pré-COREP) que acontecerá na região, em preparação ao Congresso Regional de Psicologia (COREP), previsto para o primeiro semestre de 2013.
O encontro será na Subsede do CRP-RJ da Baixada Fluminense, localizada na Rua Sebastião Herculano de Mattos nº. 41, Centro, Nova Iguaçu, no dia 08/11/2012, 5ª feira, no horário das 17h30min às 20h30min. (Referência: próximo à estação férrea e Cruz Vermelha de Nova Iguaçu.)
Contato: Tel./Fax: (21) 2768-0007.
E-mail: [email protected]

 

SINOPSE: ENTRE MUROS E FAVELAS
Documentário – 2005, 56 min. Direção: Suzane Dzeik, Kirstem Wagenschein e Marcio Jerônimo.
O vídeo conta com depoimentos de representantes de ONGs e movimentos sociais, aos quais se somam as emocionantes falas de parentes e amigos de vítimas da violência. Violência esta que tem cor, classe e idade, já que a grande maioria de mortos e feridos é formada por jovens, negros e pobres.
O cenário do documentário são as próprias ruas e becos dos morros cariocas, onde residem mais de 20% da população da cidade. O filme desnuda o papel do Estado, presente nessas localidades apenas através da violência policial. Mostra que,
com o neoliberalismo, o Estado reduz ainda mais os gastos com educação, saúde, saneamento básico e habitação, entre outras atribuições que deveria exercer.
Esperamos por vocês!
Comissão Gestora da Subsede do CRP-RJ/ Baixada Fluminense

 



1106011-234x300.jpg