Nesta quinta (10/05), às 18 horas, o Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP-RJ), em parceria com o Comitê Popular da Copa e das Olimpíadas, promove o debate ‘Esporte, Paixão e Negócio: a violação de direitos humanos na Copa e nas Olimpíadas’, na sede do conselho, na Tijuca. A mesa será composta pelo professor Luís Antônio Baptista, da UFF, e por Marcelo Edmundo, representante do Comitê Popular da Copa e da Central de Movimentos Populares. A mediação será realizada por um representante do Comitê.
O evento pretende debater o modelo de cidade que está sendo implantado no Rio de Janeiro para a realização dos megaeventos esportivos. Recentemente, o Comitê Popular da Copa lançou um dossiê que reúne casos emblemáticos de violações de direitos humanos cometidas na preparação da cidade para a Copa do Mundo e para as Olimpíadas (BAIXE AQUI). Se, por um lado, as transformações urbanas e sociais são apresentadas por governos e empresas como iniciativas de “desenvolvimento”, “modernização” e “revitalização”, por outro, movimentos sociais, comunidades atingidas, representações sindicais, entidades acadêmicas e organizações da sociedade civil denunciam a privatização de espaços e serviços públicos e as violações decorrentes desse processo.
Como esta discussão atravessa o Rio de Janeiro e a Psicologia? Que tipo de cidade está sendo fabricada?
SERVIÇO
Debate – Esporte, Paixão e Negócio: a violação de direitos humanos na Copa e nas Olimpíadas
Debatedores: Luís Antônio Baptista (UFF) e Marcelo Edmundo (Central de Movimentos Populares / Comitê Popular da Copa e das Olimpíadas do Rio de Janeiro)
Quando: quinta, 10 de maio, às 18h
Onde: Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro – Rua Delgado de Carvalho, 53 – Tijuca