Depois da Consulta Pública que discutiu a prática profissional junto a mulheres em situação de violência, realizada no último dia 10 de fevereiro, o Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop) volta a realizar encontro no Rio de Janeiro. Desta vez, a Consulta Pública discutirá a atuação de psicólogos e psicólogos que atuam no Sistema Prisional. O encontro acontece no próximo dia 16 de março, a partir das 13h, no auditório do Sind-Justiça (Travessa do Paço, 23, 12º andar, Centro, Rio de Janeiro).
Com o objetivo de elaborar referências técnicas para atuação de profissionais de psicologia na área, a pesquisa foi iniciada em 2007. No primeiro momento, foi realizado um mapeamento prévio da política em questão, contando com debates entre profissionais que atuam no Sistema Prisional em todo o país. Os encontros foram registrados em relatórios regionais, que subsidiaram a construção do Documento de Referência para Atuação de Psicólogos e Psicólogas no Sistema Prisional, agora disponível para consulta pública.
O texto se encontra no site do Crepop . A Consulta Pública tem por objetivo intervir com contribuições que possam qualificar relatório definitivo a ser publicado. Os profissionais podem participar da consulta através do próprio site, mediante cadastro, e da participação no encontro presencial do dia 16.
O Crepop solicita que os interessados em participar do encontro do dia 16, a partir das 13h, entrem em contato por telefone (21 2139-5442) ou e-mail ([email protected]) para inscrição antecipada, que não é obrigatória, mas desejável. Podemos emitir ofício solicitando a liberação de psicólogas e psicólogos que têm compromissos profissionais no horário. Queremos também frisar a importância da leitura prévia do texto, que está disponível neste link .
O auditório do Sind-Justiça fica à Travessa do Paço, 23, 13º andar, Centro do Rio (próximo à sede da Alerj).