No dia 23 de novembro, o Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP-RJ), representado por Cleide Neves (05/40812), da subsede do CRP-RJ da região Norte Noroeste Fluminense, e Carla Castro, funcionária administrativa do Conselho, participaram de mais uma ação do CRP nas Universidades. Desta vez, o encontro aconteceu no Pólo de Rio das Ostras da Universidade Federal Fluminense (UFF), a convite das(dos) estudantes dos últimos períodos da graduação de Psicologia.
O evento teve o intuito de orientar sobre os principais assuntos que geram dúvidas aos futuros formandos: Como dar entrada na carteira de identidade profissional (CIP)? Posso atuar sem CRP, ativo? Me mudei, posso usar o mesmo CRP da cidade que morava? O que é CRP secundário? E as anuidades, o que são e como são calculadas esses valores? Entre outros assuntos de caráter ético e administrativo.
Carla Castro conversou com as(os) estudantes e sanou todas as dúvidas sobre o setor administrativo. Enquanto a psicóloga Cleide Neves, falou sobre as condutas éticas no exercício da profissão e as comissões internas do Conselho de Psicologia, como a Comissão de Orientação e Ética (COE) e a Comissão de Orientação e Fiscalização (COF).
“Praticamente foi uma aula com muitas informações importantes aos futuros formandos. O nosso objetivo é que eles estejam mais orientados sobre as questões administrativas e éticas da profissão, que é regulamentada e possui regras e condutas a serem seguidas, pautadas pelo Código de Ética Profissional”, disse Cleide Neves.
A estudante e organizadora do evento, Raquel Donegá, agradeceu a presença do CRP-RJ e as orientações passadas: “Foi importante discutir coisas que a gente vê por aqui e por ali, mas de fato não consegue vislumbrar esse momento, como ter que buscar e fazer um documento”.
Mais uma vez o CRP-RJ se aproxima dos acadêmicos de psicologia do interior do Rio de Janeiro, firmando seu compromisso social e contribuindo na formação profissional de forma democrática, política, científica e ética.