Visando atender a uma demanda da própria categoria, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) lançou, durante 2011, seu serviço de Ouvidoria. A solicitação partiu dos próprios psicólogos e psicólogas durante o VII Congresso Nacional de Psicologia (CNP), realizado em Brasília, em 2010. O objetivo foi criar um espaço isento, que esclarecesse dúvidas, disponibilizasse informações, resolvesse questões e acolhesse denúncias, entre outras demandas.
A Ouvidoria tem o objetivo de aproximar psicólogos, sociedade e o Sistema Conselhos (formado pelo CFP e pelos Conselhos Regionais, incluindo o CRP-RJ). Dessa maneira, ela também se propõe a exercer um controle de qualidade dos serviços oferecidos pelos Conselhos.
Há várias formas de se entrar em contato com o serviço. Por telefone, o número (para ligações gratuitas) é 0800-642-0110. Além disso, há o e-mail [email protected], o número de fax para (61) 2109-0150 e o endereço para contato pessoal ou correspondências (Setor de Autarquias Federais Sul, quadra 2, bloco B, CEP 70.070- 600 – Brasília-DF).
O psicólogo Humberto Cota Verona (CRP 04/3331), presidente do CFP, destaca que o real propósito da Ouvidoria “é o de se tornar um canal claro e objetivo de onde os interessados podem apresentar as suas demandas e vislumbrarem a satisfação das mesmas”.
Verona explica que psicólogos e psicólogas são os principais usuários do serviço, mas demandas de profissionais de outras áreas e estudantes também são bem vindas. Até o momento, as principais demandas dos profissionais da categoria dizem respeito a questões éticas e legais no cumprimento da profissão, denúncias sobre sites de psicologia que disponibilizam testes psicológicos gratuitos sem comprovação científica e informações sobre cursos de aperfeiçoamento e formação.
Pessoas de outras áreas têm apresentado denúncias sobre supostos comportamentos antiéticos de psicólogos. Além disso, dúvidas sobre o posicionamento do CFP em assuntos de relevância nacional, a inclusão da psicologia na grade curricular do ensino médio, a validade do atestado dado por um psicólogo e como é feita a fiscalização da profissão pelos conselhos regionais.
Verona afirma que desde a instalação da Ouvidoria houve “uma significativa melhoria no que diz respeito à aproximação e o estreitamento do relacionamento mantido pelos profissionais da Psicologia e pela comunidade em geral com os Conselhos Regionais e com o Conselho Federal”. Para ele, isso se deve ao fato de a Ouvidoria não ser apenas um simples canal de comunicação, mas um espaço para receber demandas e buscar soluções.
Mais informações estão disponíveis no site do CFP.