Contando com apoio do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP-RJ), o Programa de Saúde Mental de Macaé realiza, no próximo dia 18 de janeiro (quarta-feira), o I Fórum Municipal da Rede de Saúde Mental e Justiça. O evento acontece no Auditório da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora (Rua Monte Elísio, s/nº, Visconde de Araújo), das 8h às 17h.
O Fórum tem o objetivo de estreitar relações entre o campo jurídico legal e o campo da saúde mental, buscando implementar propostas da reforma psiquiátrica dentro dos princípios e diretrizes do SUS, em acordo ético e produtor de cuidados e atenção, ampliando a noção de territórios possíveis aos usuários da saúde mental, familiares e comunidades.
Após a abertura, que terá início às 8h, será realizada a mesa “Reforma Psiquiátrica e suas interfaces com a Justiça”, com Edmar da Silveira, psiquiatra e ex-diretor do Instituto Nise da Silveira, no Rio. Na sequência, o professor Luciano Elia, Coordenador Adjunto do Programa de Pós-graduação em Psicanálise da Uerj e Pós-doutor na área de Psicanálise e Criminologia pela PUC-Rio fala sobre “Saúde Mental – Infância e Juventude e processos de institucionalização”.
Após intervalo para almoço, o evento terá reinício com a mesa “Política Pública de Álcool e Drogas: olhar para a saúde”. A discussão contará com a fala do desembargador Sérgio Verani, que também é professor da Uerj.
A participação no evento é aberta ao público, e não é necessário inscrição prévia. Além do CRP-RJ, o encontro tem apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Macaé e da Associação de Parentes, Amigos e Usuários da Saúde Mental da cidade (Aspas).