A situação dos usuários da saúde mental de Niterói será discutida na próxima terça-feira, dia 13 de dezembro, às 13h, em Audiência Pública na Câmara Municipal. O objetivo é buscar soluções para situações críticas no atendimento aos usuários e nas condições de trabalho dos profissionais que atuam no sistema, já que muitos estão sob contratações precárias, mesmo o município tendo realizado concursos para a Saúde. O Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP-RJ) manifesta apoio à realização da audiência por entender que condições e vínculos de trabalho são pilares importantes na defesa do SUS.
Autoridades municipais, estaduais, do Poder Judiciário e o Ministério Público foram convidados para a discussão, que contará, ainda, com usuários do sistema e familiares. Entre as principais denúncias que serão feitas estão a falta de manutenção física das instalações utilizadas pelo sistema, a escassez de profissionais, a fragilidade dos contratos de trabalho e a necessidade de expansão da rede.
A luta é muito antiga, e a mobilização na cidade já está em andamento há alguns meses, de acordo com a Associação dos Usuários, Familiares e Amigos da Saúde (Aufa), que participa da organização da audiência. Em 29 de junho, um ato junto à Câmara evitou que se consumassem as demissões de 25% dos funcionários do sistema.
Os representantes da Aufa afirmam que pretendem, com a Audiência Pública, obter da Câmara os compromissos de valorização dos profissionais e a garantia de atendimento de qualidade para os usuários. Mais informações estão disponíveis no blog da associação.
A participação na audiência é aberta a todos os interessados pelo tema, e os organizadores esperam casa cheia. A Câmara Municipal de Niterói fica à Avenida Ernani do Amaral Peixoto, 625, Centro.