O auditório da sede do CRP-RJ recebe, nesta terça-feira, 6 de dezembro, mais um encontro do Núcleo Rio do Fórum Sobre Medicalização da Educação e da Sociedade. Aberto ao público, o evento, que começa às 18h, repercutirá o “II Seminário Internacional sobre Educação Medicalizada – Dislexia, TDAH e Outros Supostos Transtornos” e o I Simpósio “Medicalização da Vida”: Novas Capturas, Antigos Diagnósticos na “Era dos Transtornos”, ambos realizados em novembro.
Os dois eventos tiveram organização do Fórum, que ampliou as discussões que vêm sendo realizadas desde sua fundação, há pouco mais de um ano. O Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP-RJ) participa ativamente do Fórum, e é um dos principais articuladores do Núcleo do Rio de Janeiro.
Além de repercutir os eventos, a reunião traçará estratégias para as principais lutas do Fórum. Entre elas está a campanha “Stop DSM”, iniciada pelo Fórum ADD (parceiro argentino das instituições brasileiras) e que visa um debate internacional aprofundado a favor de uma psicopatologia clínica que contemple as subjetividades.
“Os núcleos existem para regionalizar as discussões do Fórum, que se reúne em São Paulo. Além disso, são fundamentais no sentido contrário também, pois faz com que as demandas específicas de cada local cheguem a todo o grupo. Por isso é fundamental que as pessoas envolvidas na luta compareçam”, afirmou a psicóloga Helena Rego Monteiro (CRP 05/24180), conselheira do CRP-RJ e membro da diretoria do Fórum.
Além do Rio, o Fórum conta com Núcleos nas cidades de Irati (PR), Campinas (SP) e Salvador (BA), além da região da Baixada Santista (SP). “Quanto mais núcleos forem formados, melhor. A discussão está apenas começando, e é fundamental saber as realidades de cada região do país”, afirmou Helena.
O encontro desta terça-feira terá início às 18h, acontece no auditório da sede do CRP-RJ, que fica à Rua Delgado de Carvalho, 53, Tijuca, Rio de Janeiro (próximo à estação São Francisco Xavier do metrô e do Largo da Segunda-Feira). Mais informações por telefone: (21) 2139-5439.