O auditório da sede do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP-RJ), na Tijuca, terá transmissão ao vivo, na próxima quinta-feira, 1º de dezembro, do debate online “Psicologia do Trânsito e Avaliação Psicológica de Motoristas”, organizado pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), a partir de 11h. O CRP-RJ aproveitará a oportunidade para esclarecer e debater com a categoria situações ligadas à atuação profissional na área do trânsito.
Psicólogas da Coordenadoria Técnica (Cotec) e da Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) estarão presentes para falar sobre o tema e ratificar a posição do Conselho em relação à necessidade ou não de Título de Especialista em Psicologia do Trânsito para atuação na área. No momento o Sistema Conselhos discute junto ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran) a necessidade e a duração de cursos de formação para atuação na área, além da necessidade do Título de Especialista, que passaria a ser obrigatório em 15 de fevereiro de 2013.
O CRP-RJ sustenta a posição de que o titulo de especialista não é condição para o exercício profissional, conforme artigo 17 da Resolução 013/2007, que Institui a Consolidação das Resoluções relativas ao Título Profissional de Especialista em Psicologia e dispõe sobre normas e procedimentos para seu registro.
A sede do CRP-RJ fica à Rua Delgado de Carvalho, 53, Tijuca, Rio de Janeiro (próximo ao Largo da Segunda-Feira e à Estação São Francisco Xavier do metrô). O debate online, assim como a discussão, faz parte do Ano Temático da Avaliação Psicológica do Sistema Conselhos. Na sexta-feira, dia 2, o Campus Maracanã da Uerj recebe uma discussão geral sobre o tema, também aberta ao público.