auto_awesome

Noticias






Após encontros regionais, CRP prepara evento estadual sobre avaliação psicológica


Data de Publicação: 17 de novembro de 2011


Sete encontros em diferentes regiões do estado reuniram psicólogos, estudantes e pessoas de outras áreas para discutir avaliação psicológica, em eventos organizados pelo Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP-RJ) no contexto do Ano Temático do Sistema Conselhos de Psicologia. As sugestões, críticas e ideias serão novamente debatidas no próximo dia 2 de dezembro (sexta-feira), quando o Campus Maracanã da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) recebe, a partir das 9h30, um encontro que encerra a programação estadual sobre o tema, e é aberto à participação do público em geral (confira a programação ao final do texto).

O principal objetivo do encontro de 2 de dezembro é centralizar as discussões realizadas e elaborar a pauta que será levada pela delegação que representará o Rio de Janeiro em Brasília, em evento nacional sobre o tema, em março do ano que vem. Não é necessário fazer inscrição prévia, e os participantes receberão certificados. O evento acontece no auditório 91 (9º andar). O campus fica à Rua São Francisco Xavier, 524, Maracanã.

A última cidade a receber um evento regional foi Angra dos Reis, na Costa Verde, no último dia 11 de novembro. O CRP-RJ foi representado pelos psicólogos Saulo Oliveira dos Santos (CRP 05/31988, conselheiro), José Novaes (CRP 05/980, colaborador) e José Rodrigues de Alvarenga Filho (CRP 05/36271, também colaborador).

Mais uma vez, a questão da avaliação psicológica feita de modo limitado, utilizando apenas instrumentos padronizados, foi bastante discutida. “Falamos sobre avaliação psicológica feita sem considerar outra série de métodos e instrumentos que o psicólogo tem e deve utilizar. Isso em qualquer área de trabalho, não só em áreas onde a avaliação seja tradicionalmente utilizada, como no trânsito ou na psicologia organizacional”, explicou Novaes.

Em todos os eventos regionais, as propostas e dificuldades específicas de cada localidade foram levantadas. “Em Volta Redonda, por exemplo, tem uma questão muito clara sobre o espaço físico de trabalho”, explicou Saulo. “No geral, as propostas foram muito ao encontro do que o CRP-RJ vem lutando. Não houve nenhum tipo de resistência ao entendimento do que seria a avaliação psicológica que acreditamos e queremos garantir”, completou.

Programação

9h – Mesa Redonda – Ano temático em debate
Alacir Villa Valle Cruces – Psicóloga (CRP 06/5508), conselheira do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (6ª Região), membro dos Grupos de Trabalho de Avaliação Psicológica e Psicologia e Sistema Prisional do CRP/SP, psicóloga da Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo, mestre pelo programa de Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutora pelo Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, professora do Centro Universitário Anhanguera de Santo André.

Sinara Cristiane Tres Soares – Psicóloga (CRP 07/15512), conselheira do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul (CRP/RS), presidente da Comissão de Trânsito e Mobilidade Humana do CRP/RS, membro da Comissão de Avaliação Psicológica do CRP/RS, perita examinadora de trânsito, Técnica Superior em Trânsito da Divisão de Habilitação, Coordenadoria Psicológica e Médica do DETRAN/RS, membro da equipe que coordena as avaliações psicológicas para a obtenção de CNH no estado.

José Novaes – Psicólogo (CRP 05/980), membro do GT do Ano Temático da Avaliação Psicológica do CRP05, professor aposentado da Universidade Federal Fluminense – Departamento de Psicologia-, ex-conselheiro, em duas gestões, do CRP-RJ, autor do livro: “Nelson Cavaquinho – Luto e melancolia na música popular brasileira”.

Coordenação: Saulo Oliveira dos Santos – Psicólogo (CRP 05/31988), conselheiro do CRPRJ, membro do Grupo de Trabalho do Ano Temático da Avaliação Psicológica.

10h – Debate

10h30 – Mesa Redonda – Perspectivas para a avaliação psicológica na lógica da ética e dos direitos humanos

Psicologia do Trânsito – Priscila Gomes Bastos – Psicóloga (CRP 05/33804), perita examinadora de trânsito, colaboradora do CRP-RJ no Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas e no Grupo de Trabalho de Avaliação Psicológica.

Segurança Pública, Assistência Social e Saúde – Ana Carla Souza Silveira da Silva – Psicóloga (CRP 05/18427), conselheira do CRP-RJ, psicóloga da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado do Sistema Penitenciário.

Psicologia na Justiça – Eliana Olinda Alves – Psicóloga (CRP 05/24612) do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, atuando na Vara de Infância, Juventude e Idoso da capital, Doutoranda e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Especialista em Psicologia Jurídica pela Uerj.

Mediação: Claudete Francisco de Sousa – Psicóloga (CRP 05/ 35806), conselheira do CRPRJ, membro do Grupo de Trabalho do Ano Temático da Avaliação Psicológica.

11h30 – Debate

12h30 – Intervalo para almoço

13h30 – Divisão dos Grupos de Trabalho por eixo temático:

GT 01 – A qualificação da avaliação psicológica:
·   Critérios de reconhecimento e validação dos instrumentos com base nos direitos humanos;
·   Avaliação psicológica enquanto processo;
·   Manuais especificando seus contextos de aplicação e âmbitos de ação

GT 02 – Relações institucionais:
·   Contextos em que a avaliação se insere

GT 03 – Relação com o contexto de formação

15h – Leitura do relatório com destaques e debates para confecção do documento final

17h – Plenária para escolha dos relatores para Brasília

18h – Encerramento