auto_awesome

Noticias






CRP-RJ participa do Seminário Nacional de Psicologia e Direitos Humanos


Data de Publicação: 16 de novembro de 2011


A Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia (CDH/CFP) realiza, nos próximos dias 17 e 18 de novembro, o VII Seminário Nacional de Psicologia e Direitos Humanos. Desta vez, o tema é “Drogas: Diretos Humanos e Laço Social”. O evento será realizado na sede do CFP, em Brasília. O Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP-RJ) participará do evento.

O coordenador da CDH do CFP e ex-conselheiro do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP-RJ) Pedro Paulo Gastalho de Bicalho (CRP 05/26077), explica que o Seminário tem o objetivo de tornar público o resultado da 4ª Inspeção Nacional de Direitos Humanos, que ocorreu em meados de setembro em unidades de acolhimento de álcool e outras drogas. Ao todo, foram vistoriadas 59 unidades em todos os estados brasileiros, com exceção do Tocantins e do Amapá. A época da vistoria, o CRP-RJ e entidades parceiras do estado identificaram problemas em algumas clínicas de tratamento para usuários de drogas.

Pedro Paulo explicou que a atual conjuntura política do Brasil influenciou na escolha do tema para essa edição do Seminário. “Temos estranhado certas práticas como a questão da internação compulsória no Rio e em São Paulo. O álcool e outras drogas têm sido utilizados como urgência nacional e tem potencializado práticas que queremos discutir”, comentou.

O CRP-RJ será representado pelas psicólogas conselheiras Carla Boy de Siqueira (CRP 05/26659) e Ana Carla Souza Silveira da Silva (CRP 05/18427), pelas colaboradoras Isabel Costa Lima (CRP 05/31924) e Letícia Costa Barbosa (CRP 05/32708) e pela funcionária Luciene Cristine Pena Oliveira, da Comissão de Orientação e Fiscalização (COF).

“É importante, antes de qualquer debate sobre ‘a droga em si’, haver compreensão da dinâmica social, das relações humanas de um contexto histórico e do lugar da política pública na garantia de direitos”, afirmou Ana Carla. “No Seminário Regional de Psicologia e Direitos Humanos, o tema das drogas foi problematizado e contextualizado com análises críticas, abrangentes e aprofundadas. No Seminário Nacional do CFP, a discussão compreenderá as problemáticas nacionais”, completou.

No evento também será lançada a Campanha Nacional de Direitos Humanos de 2012: “Em nome da proteção e do cuidado, que formas de sofrimento e exclusão temos produzido?” Pedro Paulo explica que “o objetivo é construir uma relação visível entre o VI Seminário Nacional (que discutiu o tema “Nenhuma forma de violência vale a pena”) e o sétimo. Entendemos que práticas de proteção e cuidado são cada vez mais parecidas com praticas de violência. Então, como entender essa sutileza entre cuidado e violência?”.