O Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP-RJ) recebeu, na última sexta-feira, 4 de novembro, a primeira reunião de profissionais para discussão de políticas públicas para atendimento de idosos. O encontro, que faz parte da pesquisa sobre atuação dos psicólogos na Política Nacional do Idoso, é organizado pelo Centro de Referências Técnicas em Políticas Públicas (Crepop), e volta a acontecer nos próximos dias 10 e 25 de novembro, novamente na sede e em Cabo Frio.
Participantes realizaram encenações durante o evento
Grupo de profissionais discutiu a temática na sede do Conselho
A pesquisa está sendo realizada pelo Crepop em todo o país, através dos Conselhos Regionais de Psicologia. Assessora técnica do Crepop no CRP-RJ, a psicóloga Beatriz Adura Martins (CRP 05/34789) coordena os encontros no CRP-RJ ao lado das psicólogas e conselheiras Cristiane Knijnik (CRP 05/39275) e Carla Silva Barbosa (CRP 05/29635), além da colaboradora Taís Vargas (CRP 05/33228).
Depois que todos os Crepops realizarem as coletas de dados, um documento único de referência será produzido pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). “Essas reuniões servirão para elaborarmos uma pesquisa com informações sobre a prática que parta dos profissionais que estão no cotidiano dos serviços. Vamos coletar informações para a formulação do documento que vai ser enviado a Brasília”, explicou Beatriz, destacando a importância da presença dos profissionais nas reuniões.
Na primeira reunião, os psicólogos presentes dialogaram sobre o sistema de atenção aos idosos no estado do Rio de Janeiro. As atividades aconteceram por meio de dramatização. Juntos, eles improvisaram – e encenaram – situações em que o idoso se apresenta nos Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) ou Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) em busca de ajuda. A partir disso, traçaram as dificuldades e problemáticas existentes no dia a dia.
A psicóloga Mônica Marins (CRP 05/39983) se emocionou com o encontro e falou sobre as visitações aos lares de idosos. “É uma angústia intensa. Temos que ter muito tato para fazer essa invasão e buscar no idoso a confiança para que ele acredite na gente, e o que faz a diferença é o comprometimento”, afirmou.
Beatriz Adura destacou que, ainda que a discussão não seja nova, é extremamente relevante, e deve ter a participação de um grande universo de profissionais de psicologia. “Temos pensado bastante a questão da Assistência Social. É importante que possamos continuar essa discussão”, disse.
O segundo encontro será na próxima quinta-feira, dia 10, das 14h às 18h, também na sede do CRP-RJ (Rua Delgado de Carvalho, 53, Tijuca, Rio de Janeiro – perto do Largo da Segunda-Feira e da estação São Francisco Xavier do metrô). Já o encontro de Cabo Frio, que acontece dia 25, no mesmo horário, será realizado na Universidade Veiga de Almeida – UVA (Estrada Perynas, s/n). A atividade é gratuita e restrita a psicólogos.
Os interessados em participar devem enviar e-mail para [email protected] para garantir suas vagas, que são limitadas. Outras informações por telefone (21 2139-5442) ou pelo mesmo endereço de e-mail usado para inscrições.