A avaliação do processo de organização e configuração do trabalho dos psicólogos e psicólogas em situações de emergência e desastres será o tema do II Seminário Nacional da Psicologia em Emergências e Desastres, que será realizado de 24 a 26 de novembro, em Brasília, com mesas redondas, sessões de comunicação e discussões temáticas. Os debates do encontro irão subsidiar o desenvolvimento do plano de contingência da Psicologia em emergências e desastres.
O Seminário tem como objetivos possibilitar a expressão das produções e dos profissionais, produzir uma avaliação da conjuntura nacional e internacional sobre o tema de emergências e desastres e discutir a relação do tema com as políticas públicas. O tema e os assuntos relacionados serão debatidos em mesas formadas por psicólogos, além de sessões de comunicação e discussões temáticas.
O evento pretende ainda estimular a integração internacional, através da articulação da Rede Latino-Americana de Psicologia em Emergências e Desastres. As conclusões do evento vão servir de subsídio para a organização de referências técnico-profissionais – que já vêm se desenvolvendo dentro do Sistema Conselhos – para a atuação de psicólogos e psicólogas, com base no direcionamento inicial do VII Congresso Nacional da Psicologia (CNP).
As atividades, que acontecem durante os dias 24, 25 e 26 de novembro, em Brasília, ainda não têm local definido. Entretanto, as inscrições já podem ser feitas pelo site http://emergenciasedesastres.cfp.org.br/, pelo preço de R$30 para estudantes e R$50 para profissionais.