As políticas públicas de atenção à infância e adolescência no Brasil serão pauta do primeiro seminário da Frente Parlamentar Mista Intersetorial em Defesa das Políticas de Adoção e da Convivência Familiar e Comunitária do Congresso Nacional no estado. O evento, que acontece nesta sexta-feira (16 de agosto) na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), marca o lançamento da Frente, e contará com a participação de seus coordenadores, além dos senadores Aécio Neves (PSDB-MG) e Lindbergh Farias (PT-RJ) e os Deputados Federais Alessandro Molon (PT-RJ) e Antônio Reguffe (PDT-DF).
Órgãos como a Defensoria Pública (DP) e o Ministério Público (MP) também participarão da discussão, proporcionando uma visão de diferentes ângulos sobre o assunto. Instituições como a Fundação da Criança e do Adolescente e a Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção (ANGAAD), estarão representadas em defesa de políticas e ações efetivas para os adotados e os que adotam.
Além da mesa “O papel das instituições na garantia da convivência familiar e adoção”, que terá como tema os âmbitos judiciário e executivo das políticas de adoção no Brasil, o evento contará com depoimentos de pessoas que adotaram e dos chamados “padrinhos afetivos”, que se relacionam com crianças maiores e adolescentes. O principal objetivo das instituições sociais é garantir que a Frente proporcione a garantia dos direitos e da boa convivência familiar para as crianças adotadas.
O I Seminário “Políticas e Ações Relacionadas à Adoção e Convivência Familiar e Comunitária de Crianças e Adolescentes no Brasil” acontece no dia 16 de setembro, sexta-feira, às 9h, Alerj (Rua Primeiro de Março, s/n, Centro, Rio de Janeiro). Mais informações pelos telefones (21) 2622-6968 e (21) 2613-2042.