A subsede Norte Fluminense Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP-RJ), em Campos dos Goytacazes, realizou, no último dia 16 de agosto, a primeira edição de seu “Cine Debate Itinerante”, ação que tem o objetivo de aproximar psicólogos, estudantes e a comunidade em geral. O filme escolhido para a sessão, realizada no auditório da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Campos, foi “Bagaço”, documentário brasileiro realizado pela Comissão Pastoral da Terra e Rede Social, em 2006.

Após exibição do filme, houve debate sobre a temática abordada
Através de depoimentos e entrevistas, o documentário mostra a realidade dos trabalhadores na indústria da cana em Pernambuco. O filme retrata o dia a dia do corte da cana, as violações de direitos, a destruição ambiental e a inviabilidade de um modelo de produção baseado no latifúndio e na superexploração do trabalho.
Após a exibição do documentário, foi realizado debate que teve como convidada a assistente social Carolina de Cássia (integrante do Comitê Popular de Erradicação do Trabalho Escravo do Norte e Noroeste Fluminense) e que foi mediado pela psicóloga e colaboradora da Comissão Gestora do Norte Fluminense do CRP-RJ, Karine Neves Mourão (CRP-05/28.863).

Participantes lotaram auditório na UFF
Sucesso de público, o evento contou com cerca de 130 participantes, entre profissionais de psicologia e assistência social, professores da UFF e estudantes de psicologia e outras áreas, como serviço social, geografia e ciências sociais. A diversidade de ocupações dos participantes deu força ao debate, que contou com discussões sobre a precarização e o caráter degradante das condições de trabalho e a falta de controle e autonomia dos trabalhadores no processo de exploração da força de seu trabalho, os colocando em situação de alienação.
Além disso, foram questionadas as formas de contratação cada vez mais precárias, devido à figura do chamado “clandestino” e de carteiras de trabalho falsas, além da necessidade de realização de Reforma Agrária popular e integral. Também foi abordado o histórico do Comitê Popular de Erradicação do Trabalho Escravo do Norte e Noroeste Fluminense, que trabalha na denúncia do trabalho escravo, degradante e infantil; formação de trabalhadores e trabalhadores rurais; assessoria jurídica e divulgação de legislação relacionada ao tema.
O projeto Cine Debate Itinerante terá sessões em diversos locais do Norte Fluminense, sempre às terças-feiras, das 18h às 20h. A segunda edição acontece no próximo dia 13 de setembro, com o curta metragem “Medicalização da Vida Escolar”, realizado por Helena Rego Monteiro (CRP 05/24180), psicóloga e conselheira do CRP-RJ, que participará do evento como debatedora.
A sessão acontece no auditório Honor Sobral, localizado no Hospital Álvaro Alvim (Rua Barão da Lagoa Dourada, 409, centro de Campos). A entrada é gratuita, e não é necessária inscrição prévia. Serão emitidos certificados de participação. Para maiores informações, entre em contato por telefone (22 2728-2057) ou e-mail ([email protected]).