O Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP-RJ) continua a discutir, no próximo dia 2 de setembro, sexta-feira, sobre inquirição e escuta de crianças e adolescentes no sistema de garantia de direitos. Desta vez, o debate acontece na sede da Organização de Direitos Humanos (ODH) Direito Legal, que realiza mais uma edição do evento “Café com Direitos” e pretende elaborar um documento com o posicionamento consolidado de órgãos ligados a direitos humanos.
O psicólogo Lindomar Expedito Silva Darós (CRP 05/20112), conselheiro do CRP-RJ, representará o Conselho no evento. Ele afirma que o relatório será analisado pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), para depois ser encaminhado à ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário Nunes. “O objetivo é tentar expor para o governo a posição dos órgãos defensores dos direitos humanos de crianças e adolescentes sobre esse tema que temos debatido há muito tempo”, explica Lindomar.
O Café com Direitos contará ainda com a participação da psicóloga e professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ) e da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) Esther Arantes (CRP 05/3192), ex-presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos do Sistema Conselhos de Psicologia e atual colaboradora do CRP-RJ e do Conselho Federal de Psicologia (CFP), além do conselheiro do Conanda, Carlos Nicodemos, entre outras organizações interessadas na causa.
O evento desta sexta-feira acontece na sede do Projeto Legal, na Avenida Marechal Floriano, 199/502, Centro. Mais informações com Lucio Taveira, do Núcleo de Controle Social e Políticas Públicas do Projeto Legal, por telefone (21 2507-6464, ramal 208), ou por e-mail ([email protected]).