Faculdades e universidades do Rio de Janeiro e de todo o país preparam eventos para comemoração do dia do psicólogo e da psicóloga, celebrado em 27 de agosto. O Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP-RJ) estará representado em alguns deles, como as Semanas da Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Gama Filho (UGF).
O Instituto de Psicologia (IP) da UFRJ realiza seu evento entre os dias 22 e 26. Com diversas atividades programadas, a Semana reunirá professores e estudantes da própria universidade, além de representantes de outras instituições. As colaboradoras do CRP-RJ Adriana de Lacerda Amaral Miranda (CRP 05/26267), Viviane Pereira da Silva (CRP 05/31297) e Maria Márcia Badaró Bandeira (CRP 05/2027) estão entre as palestrantes.
Adriana falará sobre sua experiência com psicologia do esporte. Ela explica que o profissional de psicologia que atua na área esportiva não tem uma “receita” para atuação, e seu trabalho depende muito do ambiente que ele vai trabalhar. “Existem alguns cenários, como a intervenção preventiva, que é quando o trabalho é feito em um grupo de atletas que está bem, visando melhorar a concentração, os relacionamentos e o rendimento. Há também a intervenção no problema, que depende de cada situação”, explica.
A colaboradora destaca ainda outro lado da psicologia esportiva: o da reabilitação. Segundo ela, o psicólogo que atua na área também é responsável por trabalhar com pessoas que sofrem de problemas psicológicos e que utilizam o esporte como meio para recuperação. “O esporte é um meio muito bom para a reabilitação, pois é lúdico e de fácil inserção na rotina do paciente”, lembra Adriana.
Márcia Badaró, por sua vez, participará de palestra sobre o dia a dia dos psicólogos que trabalham no sistema prisional e os desafios éticos vividos no cotidiano deles. Márcia é participante do Fórum Permanente de Saúde no Sistema Penitenciário (FPSSP), lançado pelo CRP-RJ e por outras entidades, e que trabalha pela implantação do Plano Nacional de Saúde no Sistema Penitenciário (PNSSP) no estado do Rio, entre outros campos de luta.
Na palestra “Em análise, as demandas contemporâneas para os psicólogos que trabalham no sistema prisional”, a colaboradora pretende fazer uma breve reflexão sobre as demandas de trabalho dos profissionais que atuam no sistema prisional, além de destacar o contato da Psicologia com o Direito nesse contexto.
Já Viviane Pereira vai falar sobre a importância e o trabalho dos psicólogos nas escolas. Ela vai abordar os diferentes dilemas éticos enfrentados por esses profissionais, que muitas vezes têm seu trabalho medicalizado. “Um fator que é pouco abordado, mas que influencia bastante na idéia do que é ser psicólogo é a formação, que acaba sendo individualizante e individualizada”, explica Viviane. A colaboradora ainda discutirá a dificuldade de adaptação dos psicólogos clínicos ao campo de trabalho das políticas públicas, algo que vem acontecendo com frequência cada vez maior.
Na Gama Filho as atividades acontecem entre os dias 29 e 31 de agosto. Márcia Badaró participará da mesa “Atuação do Psicólogo no Sistema Prisional e outros aspectos em Psicologia Jurídica. Saúde e Justiça: uma interlocução possível?” junto às também psicólogas Vilma Martins de Oliveira (CRP 05/22013), que atua na Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP); e Letícia Dias Marconi da Costa (CRP 05/28892), funcionária do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ).
A psicóloga e conselheira Carla Silva Barbosa (CRP 05/29635) também representará o CRP-RJ no evento. Ela participa da mesa “Direitos Humanos e Produção de Violência: Implicação Ética da Profissão e da Cidadania”, no dia 29 (segunda-feira), às 10h30. A discussão contará ainda com o deputado federal Jean Willys (P-Sol-RJ) e com Angélica Ivo (mãe do adolescente Alexandre Ivo, assassinado em junho de 2010 por preconceito homofóbico).
Carla afirma que, ao convidar o CRP a participar destes eventos, as instituições de formação “convocam uma reflexão sobre a prática”. Para ela, “o fato de estar trabalhando em uma política pública de saúde ou assistência social, por exemplo, não dá garantia dos direitos humanos. Só a reflexão faz com que os profissionais pensem em serviços que promovam a dignidade”, conclui.
As atividades da Semana de Psicologia da UFRJ acontecem entre os dias 22 e 26 (segunda a sexta-feira), sempre das 9h às 17h. As palestras acontecem nas salas do Instituto de Psicologia (IP), que fica no Campus da Praia Vermelha (Av. Pasteur, 250, Urca). A programação, com datas e horários de cada palestra, está disponível no site http://semanadepsicologiadaufrj.blogspot.com/. Mais informações por telefone: (21)3873-5337.
A Semana da Psicologia da Gama Filho acontece no Campus Piedade (Rua Manuel Vitorino, 553), entre 29 e 31 de agosto, com atividades das 8h às 12h50 e das 19h às 21h30. Não é necessário fazer inscrição prévia. Quem precisar de mais informações pode entrar em contato por telefone (21 2599-70100) ou acessar o site http://www.ugf.br/index.php?q=evento/2382/view.