auto_awesome

Noticias






Diversidade de expressões da sexualidade será o tema do 12º Cine Psi Baixada


Data de Publicação: 9 de agosto de 2011


A Subsede Baixada Fluminense do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP-RJ) debaterá, na 12ª edição de seu Cine Psi, as diversas expressões da sexualidade. O encontro, que acontece no próximo dia 11 de agosto, contará com a presença de psicólogos e representantes de grupos relacionados à diversidade sexual que atuam na Baixada Fluminense. A discussão terá como ponto de partida o filme Minha Vida em Cor de Rosa (Ma vie en rose), de Alain Berliner, vencedor do Globo de Ouro de 1997.

O filme conta a história de um garoto chamado Ludovic (interpretado por George du-Fresne), que cresce com a ideia de ser uma menina em um corpo masculino, e que acredita que se tornará uma mulher quando crescer. Seu comportamento feminino e o fato de ele se vestir como uma menina causam espanto e indignação na pequena cidade onde vive, e sua família passa a sofrer preconceito. Ludovic, então, se refugia num mundo imaginário, onde só existem sua boneca Pam e o apoio de sua avó (Helene Vincent).

A discussão com participação do público terá a temática “A psicologia e as diversas expressões da sexualidade”. Os instigadores convidados para o debate são os psicólogos Lindomar Darós (CRP 05/20112), conselheiro tesoureiro do CRP-RJ; Jorge Maurício Santa Bárbara Reis (CRP 05/10313), psicodratista didata e mestre em sexualidade; além de Ana Costa, presidente do grupo Triângulo Rosa de Belford Roxo, e Neno Ferreira, presidente da Associação de Gays e Amigos de Nova Iguaçu e Mesquita (Aganim) e integrante do conselho estadual de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transsexuais (LGBT) do Rio de Janeiro.

Os organizadores do evento, os psicólogos Vanda Vasconcelos Moreira (CRP 05/6065), Celso Vergne (CRP 05/27753) E Denise Malheiro (CRP 05/18051), integrantes da comissão gestora da Subsede Baixada, destacaram que a discussão está de acordo com uma das bandeiras defendidas pelo CRP-RJ: o respeito às diferentes expressões da sexualidade.

A Comissão Gestora da Subsede lembra que os índices de violência contra homossexuais no Brasil ainda são muito altos, e na Baixada Fluminense essa realidade é ainda mais preocupante. “Por isso buscamos fazer essa discussão contando com o apoio de psicólogos e de representantes dos movimentos LGBT”. Esta ação política é mais uma contribuição que coloca em prática os compromissos assumidos pelo CRP-RJ com a categoria e com a sociedade, na luta pela conquista dos direitos humanos no convívio social, com respeito à vida e na garantia de direitos de cidadania, complementam.

A exibição do filme e o debate têm entrada franca. As atividades vão das 17h30 às 20h30, e acontecem na subsede Baixada Fluminense do CRP-RJ, que fica na Rua Sebastião Herculano de Mattos nº 41, Centro, Nova Iguaçu, próximo à estação da Supervia e da sede da Cruz Vermelha em Nova Iguaçu. Mais informações por telefone: (21) 2768-0007.