auto_awesome

Noticias






Subsede Norte Fluminense inaugura Cine Debate com discussão sobre trabalho escravo


Data de Publicação: 1 de agosto de 2011


A subsede Norte Fluminense do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP-RJ), em Campos dos Goytacazes, inicia, no próximo dia 16 de agosto, o projeto “Cine Debate Itinerante”, que colocará em pauta assuntos relacionados à psicologia e à sociedade através da exibição de filmes. Na sessão de inauguração, o documentário “Bagaço”, um curta-metragem que fala sobre trabalho escravo nos dias de hoje em Pernambuco.

O filme, que mostra o cotidiano de cortadores de cana de açúcar, será o pontapé inicial de uma discussão sobre violação de direitos humanos e a destruição ambiental causada pelo modelo latifundiário da cana, algo que se tornou insustentável. O objetivo da comissão gestora da subsede é reunir profissionais e estudantes para um debate amplo sobre as temáticas.

A iniciativa não é inédita. A subsede Norte Fluminense já realizou eventos semelhantes. Além da apresentação do filme, sempre há convidados que tenham atividades profissionais ou acadêmicas diretamente ligadas à temática principal. Desta vez, a debatedora convidada será Carolina Abreu, do Comitê Popular de Erradicação do Trabalho Escravo do Norte Fluminense.

A comissão gestora da subsede Norte Fluminenes do CRP-RJ pretende manter o projeto e realizar outras sessões. As datas ainda não foram confirmadas, mas o objetivo é marcar duas novas apresentações ainda em 2011 e, em 2012, tornar o Cine Debate um evento mensal ou bimestral.

A edição do dia 16 de agosto tem início marcado para 18h, e acontece no auditório do Pólo Universitário Campos dos Goytacazes da Universidade Federal Fluminense (UFF), que fica na Rua José do Patrocínio, 71, Centro. O evento é aberto ao público e tem entrada franca.