A troca de experiências entre estudantes e profissionais marcou as três sessões de apresentações de trabalho realizadas durante a 5ª Mostra Regional de Práticas em Psicologia do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP-RJ), realizada nos dias 21, 22 e 23 de julho. Ao todo foram 34 mesas, com centenas de trabalhos apresentados.
Durante as apresentações, a interação entre os membros de cada mesa e os ouvintes deu a tônica das apresentações e debates. A opinião geral entre os participantes foi de que a troca de experiências contribuiu muito para melhor compreensão das temáticas apresentadas e para fazer com que os apresentadores mais inexperientes conseguissem interagir.
Democráticas, as mesas reuniam profissionais experientes e estudantes que ainda levarão um tempo para concluir a faculdade. Casos de Virgínia Lima dos Santos Levy (CRP 05/37486, graduada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Uerj) e Luciana Cano Fernandes, estudante de graduação da Universidade Federal Fluminense (UFF), que dividiram o espaço de uma das mesas e apresentaram projetos com temáticas semelhantes.
Luciana levou à Mostra o trabalho “Construindo uma Oficina de Rádio no Caps como Experiência de Estágio”, que mostrou todos os aspectos da oficina. “Além da melhora na questão da atividade, foi notado um interesse pelo rádio, que era algo a que eles não estivessem habituados”, explicou.
Já Virgínia aproveitou o espaço da Mostra para divulgação de “Sorrimos: Estávamos filmando! – Oficina de ‘cinema’ do Caps AD Centra-rio”. No trabalho ela conta como foi a experiência da oficina de cinema no Caps. “Depois de um tempo, os próprios usuários já sugeriam o que fazer. Realizamos até um filme que tinha o Tiririca como personagem”, lembra.
Para a psicóloga e assessora técnica do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas do CRP-RJ Beatriz Adura Martins (CRP 05/34879), que mediou a mesa, a experiência é positiva para todos os participantes. “É importante essa horizontalidade, que faz com que pessoas que estão em momentos diferentes de suas carreiras acadêmicas se misturem”, conclui.