Acontece nesta quinta-feira, dia 28, o VI Seminário sobre População Adulta em Situação de Rua, promovido pelo Fórum Permanente sobre População Adulta em Situação de Rua do Rio de Janeiro. Entre os destaques da programação, desta vez, está uma roda de conversa com pessoas que têm experiência de vida nas ruas e com o assistente social Edvaldo Roberto. O evento acontece no campus Maracanã da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj – Rua São Francisco Xavier, 524, Rio de Janeiro).
O Fórum, atuante há 12 anos, possibilita a interação de educadores e pesquisadores com a realidade dos moradores de rua, e há cinco anos promove o seminário. Durante a roda de conversa, os moradores de rua, incluindo os que se encontram em abrigos, poderão mostrar seus pontos de vista particulares, permitindo uma análise diferenciada da situação dos moradores adultos de rua da cidade do Rio de Janeiro.
Em seguida, a programação prevê a palestra “A realidade da vida nas ruas e perspectivas no campo das políticas públicas”, que contará com a assistente social Maria Lucia Lopes (que assessorou o GT nacional da Política para a população em situação de rua); com o integrante do Movimento Nacional da população em situação de rua em São Paulo, Alderon Costa; e com o pesquisador e coordenador do Fórum estadual do Rio de Janeiro, Jorge Muñoz.
Muñoz afirmou que a palestra discutirá a realidade dos adultos moradores de rua e as políticas nacionais e locais para essas pessoas. Além disso, será debatida a questão dos abrigos e sua efetividade na reintegração do morador de rua adulto na sociedade. A palestra será seguida de um debate, que contará com a participação dos integrantes da mesa e da palestra, que responderão a perguntas da plateia e dúvidas que os próprios participantes colocarão uns aos outros.
O evento tem grande importância por trazer a fala da população que mais tem sido desrespeitada na atual política de Choque de Ordem da Prefeitura do Rio de Janeiro, com inúmeras denúncias de maus-tratos e violações de direitos. O CRP, junto ao Conselho Regional de Serviço Social do Rio de Janeiro (Cress-RJ), realizou fiscalizações nos abrigos para população adulta na cidade do Rio de Janeiro e verificou a total inadequação destes aparelhos para a prestação de serviços socioassistenciais de qualidade. Entretanto, o evento não se restringe à capital, destacando a realidade de outros municípios que até o momento não tiveram a mesma visibilidade.
Após intervalo para almoço, haverá uma discussão em grupos com participação de diversos profissionais e pesquisadores da área para tentar elaborar sugestões para melhorar a realidade dos moradores adultos de rua no Brasil. O intuito da discussão em grupos é elaborar propostas visando a garantia de direitos da população que vive nas ruas e estratégias de mobilização e reivindicação.
O Seminário tem término previsto para 16h, quando ocorrerá uma passeata partindo do campus da Uerj ao estádio do Maracanã, com encerramento do evento junto à Estátua de Bellini. A passeata pretende chamar a atenção da população para a situação atual dos moradores de rua.
O VI Seminário Sobre População Adulta em Situação de Rua acontece no Auditório 111, no 11º andar do Bloco F do campus Maracanã da Uerj. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail[email protected] ou pelos telefones (21) 2584-4219 e (21) 2584-4103 (das 9h às 15h); (21)3147-8751, (21) 3147-8752 e (21)3147-8753 (das 13h às 18h).