A Subsede Baixada Fluminense do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP-RJ), mais uma vez, abriu suas portas para profissionais e estudantes vindos de Duque de Caxias, Belford Roxo, Nova Iguaçu e Nilópolis, que participaram da terceira edição do evento “Rodas e Encontros”, com a temática ”a psicologia e suas práticas”, realizada no último dia 26 de maio. Além de divulgar e refletir sobre as diversas práticas, o evento também estimulou a participação dos profissionais na 5ª Mostra Regional de Práticas em Psicologia, que acontece de 21 a 23 de julho.
Coordenado pelas psicólogas e colaboradoras do CRP-RJ Denise Malheiros (CRP 05/18051) e Vanda Vasconcelos (CRP 05/6065), que fazem parte da Comissão Gestora da Subsede, o evento foi avaliado de forma extremamente positiva.
Profissionais e graduandos de psicologia e outras áreas participaram do evento. Entre os participantes que apresentaram trabalhos sobre suas práticas institucionais estavam os psicólogos Regina Célia dos Santos e Silva (CRP 05/25608), do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) de Duque de Caxias; Heloísa Cavalcante Valério (CRP 05/33495), do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), em Belford Roxo; Fábio Montalvão Soares (CRP 05/ 32538), do Grupo Cultural Afroreggae do núcleo de Nova Iguaçu; e Alan Teixeira Lima (CRP 05/29878), do Serviço de Estratégia de Saúde da Família de Nilópolis, que esclareceram a função do psicólogo em seus espaços de trabalho.
Fábio, que apresentou sua atuação junto ao Afroreggae, destacou o papel do profissional de psicologia na mediação de conflitos e sua responsabilidade na criação de medidas alternativas à reiteração da violência. Alan, por sua vez, citou a importância da figura do psicólogo na integração do atendimento à saúde mental com as equipes de Saúde da Família.
Regina e Heloísa esclareceram a função do psicólogo dentro de um serviço de assistência social, destacando a contribuição do lançamento da cartilha “Referências técnicas para atuação do psicólogo em Varas de Família” pelo Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop) do Sistema Conselhos.
Para os integrantes da Comissão Gestora da Subsede, os encontros têm sido muito importantes para aprofundar a reflexão sobre a prática dos psicólogos da região, o que tem contribuído para que o espaço receba, ao longo dos encontros e da interação com os profissionais, instituições e faculdades de psicologia da região, construindo um espaço de referência para encontro entre profissionais com base na Ética e Compromisso Social.
A Comissão Gestora acredita que os eventos servem para mostrar aos psicólogos que o CRP realiza um trabalho articulado diretamente com a categoria, além de fortalecer a troca entre as diversas comissões de trabalho do Conselho, tranversalizando ações políticas da gestão com as subsedes.