auto_awesome

Noticias






10º Cine Psi discute banalidade da violência


Data de Publicação: 16 de junho de 2011


A subsede Baixada Fluminense do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP-RJ) apresentou, na última quinta-feira, a décima edição do espaço Cine Psi. Após a exibição do filme “Você também pode dar um presunto legal”, de Sérgio Muniz, foi discutido o tema “A psicologia e a banalidade da violência”. O documentário apresenta histórias relacionadas ao ‘Esquadrão da Morte’, como era chamado um grupo de extermínio que matou dezenas de pessoas durante a ditadura militar.

Os psicólogos e colaboradores do CRP-RJ Vanda Vasconcelos (CRP 05/6065) e Celso Vergne (CRP 05/27753) orientaram o debate. José Cláudio Souza Alves, pró-reitor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), convidado do evento, falou sobre seu livro “Dos Barões ao Extermínio – A história da violência na Baixada Fluminense”, no qual analisa a ligação entre assassinatos na região da Baixada e interesses políticos.

“Discutimos diversas questões sobre violência e relações entre estruturas macro e micro na sociedade. Por exemplo, a ideia da exterminação de alguém para que eu atinja a minha paz pessoal. Como se eu devesse matar alguém porque ela me atrapalha de alguma forma”, explicou Celso.

Além de psicólogos que trabalham em Instituições de saúde e sociais e profissionais de outras áreas, compareceram também Organizações não Governamentais (ONGs). A ONG de Direitos Humanos ComCausa, da Posse, se fez representada por Adriano Dias, enquanto Viviane Farias Soares participou da discussão em nome do Instituto Sociopolítico do bairro de Austin (Nova Iguaçu).

Para os profissionais presentes ao debate, a abordagem à temática “banalidade da violência” impressiona e impacta. Neste sentido,  um espaço de referência ética e de compromisso social ajuda a compreender e vislumbrar possíveis saídas onde outro mundo  precisa ser construído. Este é o caso do Cine Psi, da subsede Baixada do CRP-RJ, onde podem ser expressos os sentimentos e reflexões sobre questões tão sérias e duras.