A subsede Baixada Fluminense do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP-RJ) convida todos os psicólogos, estudantes, assistentes sociais, pedagogos e professores da região para discutir o tema “A Psicologia e a banalidade da violência” na décima edição do Espaço Cine Psi, nesta quinta-feira, 9 de junho.
A sessão terá a exibição do documentário “Você Também Pode Dar um Presunto Legal, de Sérgio Muniz, que trata da atuação de esquadrões da morte formados por policiais durante os anos 60 e dos bastidores do Departamento de Ordem Política e Social (Dops), que controlava e reprimia movimentos políticos e sociais contrários ao regime.
O curta, gravado clandestinamente, nunca chegou a entrar em cartaz no Brasil por trazer riscos à equipe que o produziu. Entretanto, uma versão reeditada é exibida desde 2006 em universidades e mostras sobre direitos humanos.
A décima edição do Cine contará com a participação do professor e doutor em sociologia José Cláudio Souza Alves, que após a exibição falará sobre seu livro “Dos Barões ao Extermínio – A história da violência na Baixada Fluminense” no qual relaciona a conduta violenta e as execuções sumárias na Baixada a interesses políticos e econômicos.
José Cláudio explica que trata o assunto com uma abordagem diferente da geralmente adotada pela grande mídia: “Na minha tese de doutorado, que deu origem ao livro, eu procurei vincular os grupos de extermínio da Baixada ao Estado e principalmente aos órgãos de segurança, como a polícia. Também falo de execuções sumárias ordenadas por políticos da região, e como muitos matadores se tornaram vereadores, prefeitos ou políticos de altos escalões do governo”, cita.
Recentemente, o professor também escreveu artigos, disponíveis na Internet, sobre a violência no Rio de Janeiro com foco na atuação das milícias e nos confrontos que aconteceram na Vila Cruzeiro e no Complexo do Alemão em novembro do ano passado.
As exibições do Espaço Cine Psi acontecem sempre na segunda quinta-feira de cada mês, às 17h30, no auditório da Subsede. O endereço é Rua Sebastião Herculano de Mattos, 41, centro de Nova Iguaçu (próxima ao antigo Fórum, à Cruz Vermelha e à estação Nova Iguaçu da Supervia). Outras informações por telefone (2768-0007) ou e-mail ([email protected]).