O Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP-RJ) vem a público lamentar a decisão da presidenta Dilma Rousseff, que, através do Secretário-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, ordenou a suspensão da produção do material educacional que compõe o kit do projeto “Escola sem Homofobia”, cedendo a pressões de grupos isolados da Câmara dos Deputados.
O CRP-RJ, assim como os demais Conselhos Regionais e o Conselho Federal de Psicologia (CFP), é a favor do Projeto, como fica claro no Parecer emitido pelo Sistema Conselhos.
O Conselho lembra ainda que o material foi pensado e construído com base em discussões com movimentos sociais e diferentes entidades ligadas à sociedade civil. Trata-se de um investimento público importante, uma aposta em uma ação sistemática do Ministério da Educação, que já tem uma série de ações pontuais na área.
O Projeto “Escola sem Homofobia” é extremamente importante para preencher lacunas educacionais sobre o tema, fazendo com que a compreensão da cidadania plena e a igualdade de direitos avancem, garantindo os direitos humanos e fazendo com que nossas escolas sejam efetivamente Públicas para todos.