A Subsede Baixada Fluminense do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP-RJ) realiza nesta quinta-feira, dia 12, a nona edição do espaço CinePsi e discute o tema “A psicologia e as instituições de controle”. Como ponto de partida para o debate será exibido, às 17h30, o filme “ 1984” de Michael Radford, baseado na obra homônima de George Orwell.
O filme se passa no contexto de pós-guerra nuclear em que o mundo é dividido em três estados, a Eurásia, a Lestásia e a Oceania. Nesse cenário, a Inglaterra, que passa a ser denominada como “Pista número 1”, é administrada pela Oceania sob o regime totalitário do “Grande Irmão” (ou “Big Brother”). Tendo como pano de fundo a história de Winston Smith, funcionário do partido interno, o filme aborda questões como a supressão da liberdade e regimes repressivos disfarçados de democracia.
A escolha pelo tema não foi arbitrária. Em maio acontece o dia Nacional da Luta Antimanicomial, e em 1° de junho o CRP-RJ realiza a terceira edição do Fórum de Ética. O foco do debate serão os temas de discussão do Fórum: as instituições de controle da saúde, o papel da assistência social e a atuação do sistema prisional e judiciário.
Para estimular o debate estarão presentes o psicólogo e ex-presidente do CRP-RJ José Novaes (CRP 05/980) e a psicóloga e coordenadora do Centro Integrado de Atendimento à Mulher de Nova Iguaçu, Elizete Lopes (CRP 05/34.578). O objetivo é que cada um fale sobre suas experiências como participante na militância política.
Novaes, que estará pela primeira vez no CinePsi, acredita que a discussão proposta pelo filme tem ligação direta com a ética. “Desde que nós assumimos a gestão do CRP-RJ, damos uma especial atenção à ética na conduta profissional. A psicologia tem que lidar com as questões éticas e de direitos humanos”, afirma.
O encontro é aberto ao público e acontece na subsede Baixada Fluminense do CRP-RJ, em Nova Iguaçu, na Rua Sebastião Herculano de Mattos, 41, Centro, perto da estação Nova Iguaçu da Supervia e da sede da Cruz Vermelha. A subsede também está organizando um transporte para o III Fórum de Ética. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (21) 2768-0007.
Sinopse:
Winston vive aprisionado em uma sociedade totalitária completamente dominada pelo Estado na qual, apesar de tudo ser feito coletivamente, predomina o individualismo do ser humano. Quando Winston se apaixona por Julia e começa a questionar o sistema em que vive, sua vida muda drasticamente. Ninguém escapa à vigilância do Grande Irmão (Big Brother), a mais famosa personificação literária de um poder cínico e cruel. Até mesmo uma nova língua é imposta pelo Partido para renomear as coisas, as instituições e o mundo. O filme é considerado uma das melhores adaptações da literatura para o cinema já realizadas.