O Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP-RJ) segue realizando, em todo o estado, os eventos de preparação para o Fórum de Ética. Depois de três edições em abril (Centro do Rio, Região Serrana e Baixada Fluminense), em maio haverá outras cinco edições, começando já nesta quinta-feira, dia 5, às 14h, na Universidade Estácio de Sá, em Campos dos Goytacazes (Avenida 28 de março, 423, Centro).

Anfiteatro da Subsede Baixada recebeu Pré-Fórum no dia 27
Depois, será a vez de Niterói (no campus Gragoatá da UFF), no dia 12; Barra Mansa (campus da UBM), dia 13; Cabo Frio (Universidade Veiga de Almeida), dia 20; Angra dos Reis (Centro de Estudos Ambientais – CEA), dia 25; e zona sul do Rio (no Campus Praia Vermelha da UFRJ), dia 26.
A edição mais recente foi realizada no dia 27 de abril, em Nova Iguaçu, e contou com a presença de psicólogos que debateram os temas que estarão em pauta no dia 1º de junho, quando acontece o Fórum de Ética: Saúde, Assistência Social, Sistema Judiciário e Sistema Prisional.
No encontro na Baixada, cinco trechos de filmes e seriados foram apresentados e debatidos pelos presentes. Cada um deles abordava ao menos um dos tópicos em discussão. Entre as obras exibidas estavam “Preciosa” (filme de Lee Daniels); “Um Sonho de Liberdade” (de Frank Darabont); “Bicho de Sete Cabeças” (Laís Bodanzky); “Os Incompreendidos” (François Truffaut), além de parte de um episódio da série americana “Law & Order”.

Carlos Eduardo Nórte e Paula Rêgo Monteiro conduziram o debate
Os debates foram conduzidos pela psicóloga e conselheira do CRP-RJ Paula Rêgo Monteiro (CRP 05/34842) e pelo também psicólogo e colaborador da Comissão de Orientação e Ética (COE) Carlos Eduardo Nórte (CRP 05/40339).
Também presentes, as psicólogas Denise Malheiros (CRP 05/18051) e Vanda Vasconcelos (CRP 05/6065), que fazem parte da comissão gestora da subsede Baixada Fluminense, refletiram sobre o papel do psicólogo. “Às vezes, nos vemos em situações que não correspondem à nossa realidade. O profissional se pergunta como vai trabalhar nesses tipos de casos. O debate hoje foi válido para pensarmos o lugar do psicólogo, que ainda está sendo reestruturado. Estamos construindo o nosso lugar e o pensar de uma ética nele”, afirmou Denise.