O Espaço Cine Psi da Subsede Baixada Fluminense do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP-RJ) chega à sua oitava exibição nesta quinta-feira, dia 14 de abril. O filme “O que você faria/El Método”, do argentino Marcelo Piñeyro, será exibido à partir das 17h30, e será sucedida por um debate com a temática “A psicologia ética no mundo contemporâneo”.
O filme narra situações atuais que discutem jogo a ética e o compromisso social na busca por uma posição de prestígio no mercado de trabalho. Através da trama, pretende-se instigar os presentes a refletirem sobre como agiriam no lugar dos personagens e iniciar uma discussão acerca da ética no cotidiano do psicólogo.
O debate será comandado pela psicóloga Letícia Penha Taylor, que atua na Baixada junto a adolescentes em conflito com a lei, privados de liberdade; por outros psicólogos que trabalham em Instuições da região e pela Comissão Gestora da Subsede Baixada.
A oitava edição do Cine Psi pretende, ainda, apresentar o trabalho da Comissão de Orientação e Ética do CRP-RJ (COE), que realizará o Fórum de Ética no dia 1º de junho e, a partir desta semana, os Pré-Fóruns. A Subsede Baixada receberá um Pré-Fórum no próximo dia 27 às 17h.
A edição de abril do Cine Psi, portanto, abordará discussões éticas da psicologia como forma de chamar a atenção e mobilizar a categoria para a importância da participação no Pré-Fórum e no Fórum.
O encontro acontece na Subsede do CRP-RJ na Baixada Fluminense, à Rua Sebastião Herculano de Mattos nº 41, Centro, Nova Iguaçu, próxima à estação do trem e à sede da Cruz Vermelha na cidade. Mais informações por telefone (21 2768-0007) ou e-mail ([email protected]).
SINOPSE:
O Que Você Faria? (El Método)
De Marcelo Piñeyro, Espanha-Argentina-Itália, 2005. 115 min.
O filme conta a história de sete executivos que disputam uma vaga de trabalho em uma empresa. O grupo participa de um teste de seleção enquanto a cidade de Madri vivencia marchas de protesto contra a globalização e a política financeira global, enquanto representantes do Fundo Monetário Internacional (FMI) realizam uma reunião no mesmo prédio. Os candidatos recebem, então, a notícia de que passarão por um processo seletivo chamado “Método Grönhom”, que consiste em deixar o grupo a sós em uma sala passando por vários testes coordenados por um computador, com o objetivo de analisar como eles interagem. Os desafios propõem situações que, somadas ao fato de estarem sendo observados, deixam os participantes muito tensos. O filme, baseado em uma peça de teatro, mostra diversos conflitos éticos e existenciais do mundo contemporâneo, levando a reflexões sobre tudo o que podemos fazer para ter sucesso.