O Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP-RJ) segue, junto às demais entidades que integram o Fórum pela Saúde, na luta contra as privatizações dos serviços públicos de saúde. Nesta quinta-feira, dia 14, o Fórum se reúne na Câmara de Vereadores do Rio para uma audiência pública com a presença do Secretário Municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann.
O objetivo do Fórum é, mais uma vez, pressionar as autoridades municipais e lutar contra o projeto que pretende privatizar os serviços de emergência dos hospitais Miguel Couto, Salgado Filho, Lourenço Jorge e Souza Aguiar, além dos Postos de Assistência Médica (PAMs) de Irajá e Del Castilho.
A luta do CRP-RJ e das outras entidades que participam do Fórum Pela Saúde contra estas privatizações já conseguiu algumas importantes vitórias nos últimos meses. Por conta de pressões durante as sessões licitatórias, os pregões já foram adiados em diferentes momentos.
No último dia 7 de abril – Dia Mundial da Saúde –, um ato reuniu milhares de pessoas de centenas de entidades nas principais ruas do centro da capital fluminense em protesto contra a entrega dos serviços públicos de saúde para organizações e entidades privadas. Já estão marcadas novas reuniões, que definirão as próximas medidas a serem tomadas.