auto_awesome

Noticias






Nota de Repúdio


Data de Publicação: 7 de abril de 2011


O Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro vem a público repudiar as declarações do Deputado Federal Jair Bolsonaro (PP-RJ), que, se escondendo sob o conceito democrático da liberdade de expressão, utiliza sua imunidade parlamentar para disseminar em seu discurso o ódio, o preconceito e violência.

CRPRJ

É inaceitável que uma figura pública se posicione de maneira a acirrar os preconceitos raciais e homoafetivos, disseminando a violência como o caminho educacional para (re)condução das orientações homossexuais para a heterossexualidade.

É inaceitável que uma figura pública declare que os lares das pessoas negras e empobrecidas são promíscuos. Pensar na relação da lógica do trabalho e nos efeitos desta nas dinâmicas das famílias negras e pobres sobre o prisma da moralidade em nome da “Tradição, Família e Propriedade” apenas acirra as diferenças, alimentando o ódio e a violência.

É repugnante as declarações saudosas frente ao golpe de 1964, desrespeitando tanto a história do Brasil quanto as histórias de inúmeras famílias que foram destruídas pelo Estado, por acreditarem e lutarem por um país democrático e justo. É fazer ignorar os efeitos nefastos dos anos de ditadura militar, não sendo o menor deles a naturalização da tortura, por parte da sociedade brasileira, para aqueles taxados como “inimigos” da ordem.



CRPRJ-1.jpg