O Sistema Conselhos de Psicologia, por intermédio do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop), lançou um documento com Referências técnicas para atuação do psicólogo em Varas de Família, com diretrizes para este tipo de atuação.
O documento é uma síntese da pesquisa realizada pelos Crepops de cada região, e contou com a colaboração uma comissão de especialistas com base nos princípios éticos e políticos que orientam o exercício da psicologia e nas questões expostas pelos profissionais a partir das próprias experiências na área.
A participação dos profissionais dos diversos estados aconteceu através dos grupos com psicólogos que atuam na área e questionários online. As reuniões presenciais são conduzidas por técnicos do Crepop nos Conselhos Regionais de Psicologia, incluindo o CRP-RJ.
Uma versão preliminar do texto foi disponibilizada para consulta pública da categoria e possibilitou uma maior contribuição de psicólogos que trabalham com o tema em várias partes do Brasil. No Rio de Janeiro houve grande participação de profissionais.
Para a psicóloga Beatriz Adura, assessora técnica do Crepop do CRP-RJ, “a participação dos profissionais em todos os momentos da pesquisa faz das referências do Crepop um bom instrumento de reflexão sobre o trabalho, à medida que não se constitui como uma cartilha separada do cotidiano da prática, mas é constituída por ela”.
Fique atento ao nosso site, pois em breve o CRP-RJ fará um evento para lançamento presencial do texto, que já está disponível online. Para baixar, clique aqui.