De olho na luta pelos direitos dos moradores de rua, o Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP-RJ) vai participar de assembleia no próximo dia 4 de abril para definir ações conjuntas de diversas entidades que pretendem minimizar as dificuldades da população de risco e em situação de vulnerabilidade social.
A assembleia está sendo organizada pelo Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas-RJ), que convidou, além do CRP-RJ, entidades como outros conselhos de classe, fóruns e secretarias.
O CRP-RJ será representado pelos psicólogos Achiles Miranda Dias (CRP 05/27415), colaborador da Comissão de Direitos Humanos; Bárbara Magalhães Dias (CRP 05/31999), colaboradora da Comissão Regional de Psicologia e Políticas Públicas; Beatriz Adura Martins (CRP 05/34879), assistente técnica do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop); e Anne Meller (CRP 05/27198), da Comissão de Orientação e Fiscalização (COF).
O CEAS-RJ conta com a participação do CRP-RJ na assembleia principalmente por conta de umrelatório elaborado em parceria com o Conselho Regional de Serviço Social do Rio (Cress-RJ). O texto, entregue ao vereador Reimont Santa Bárbara (PT) no dia 14 de novembro de 2010, denunciava condições precárias de alguns abrigos e outros problemas.
Ao convidar o CRP-RJ para o evento, o Conselho de Assistência Social destacou “a importância da denúncia sobre os equipamentos que abrigam pessoas em situação de rua no município do Rio de Janeiro” e considera que o CRP “enquanto órgão fiscalizador dos direitos sociais dos cidadãos não se omite de suas responsabilidades sociais no que concerne aos usuários da Política Estadual de Assistência Social”.
O encontro do dia 4, com início previsto para as 9h e encerramento às 13h, acontecerá no auditório do sétimo andar da sede da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), que fica na praça Cristiano Ottoni s/n (junto à Estação Central do Brasil).