Será realizada no dia 31 de março, no auditório da subsede de Nova Iguaçu, as 17:30h, a primeira “Roda e Encontros”, que discutirá A Psicologia e a Política de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência na Baixada Fluminense. O evento faz parte das homenagens ao Dia Internacional da Mulher em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) de Nova Iguaçu.
O encontro terá a presença da presidente do Conselho Municipal de Direitos da Mulher de Nova Iguaçu, Giovanna Aurílio; das psicólogas Elizete Lopes Silva, coordenadora do Centro Integrado de Atendimento à Mulher de Nova Iguaçu e Belford Roxo, e Niedja Alves Ferreira Barbalho, do Núcleo de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência de Nova Iguaçu; além da Dra. Theresa Pezza, delegada da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM) de Nova Iguaçu e de Anderson Francisco, coordenador do Observatório Social e de Prevenção da Violência de Nova Iguaçu e de um representante do Juizado de Violência Doméstica.
A presidente da Comissão Gestora de Nova Iguaçu e organizadora do evento, Vanda Vasconcelos, explica que o projeto é um desdobramento do CinePsi, cineclube que acaba de realizar sua sétima exibição. “Nosso objetivo é colocar em discussão durante a Roda as questões levantadas pelo filme assistido no último Cine – ‘O Silêncio das Inocentes’, exibido no dia 17 de março – e possamos debater com os profissionais da área sobre as políticas públicas que estão sendo tomadas em relação ao atendimento especial à mulher e sobre a legislação que ampara vítimas de violência”, esclarece Vanda.
A psicóloga Elizete Lopes, que esteve presente no CinePsi e estará na “Roda e Encontros”, acredita que a partir do momento em que se abre a discussão sobre o tema, há a possibilidade de mudanças concretas da realidade.
O Conselho convida a todos para participar do evento. A subsede fica na Rua Sebastião Herculano de Mattos nº 41, Centro, Nova Iguaçu, próximo à estação “Nova Iguaçu” da Supervia e da sede da Cruz Vermelha na cidade.