auto_awesome

Noticias






Debate sobre violência contra a Mulher marca 7º Cine Psi


Data de Publicação: 22 de março de 2011


O sétimo encontro do Espaço Cine Psi, no último dia 17, reuniu cerca de 60 pessoas na subsede Baixada Fluminense do CRP-RJ, em Nova Iguaçu, e teve como destaque um debate sobre a violência contra a mulher. A discussão teve como ponto de partida o documentário “Silêncio das Inocentes”, de Ique Gazzola, e o evento fez parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março.

0322-debate_sobre_violencia_contra_a_mulher_marca_7_cine_psi_02

“Silêncio das Inocentes” apresenta a difícil realidade de mulheres que já sofreram agressões dentro de suas próprias casas. Com depoimentos de vítimas, especialistas e autoridades, as histórias contadas na tela e os números da violência doméstica no Brasil impressionaram o público presente.

Após a exibição, a comisssão gestora conduziu o debate com o tema “A Psicologia e a Violência contra a Mulher”. Participaram como intigadoras ao debate a psicóloga Elizete Lopes da Silva, do Centro Integrado de atendimento à Mulher (CIAM) em Nova Iguaçu e Belford Roxo; e Miriam Magali, advogada chefe da Coordenadoria Especial de Políticas para as Mulheres de Nova Iguaçu.

A delegada de Polícia Civil Maria dos Anjos Camardella, que também compareceu ao evento, participou da discussão. À época da criação da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) em Nova Iguaçu, ela era a delegada responsável e, por conta disso, pôde compartilhar as histórias que vivenciou no tempo em que ocupou o cargo.

Segundo Vanda Vasconcelos, da comissão gestora da subsede, o encontro foi uma ótima oportunidade para articular diversos setores da sociedade no diálogo sobre o atendimento especializado à mulher e divulgar sobre a legislação relativa aos direitos da mulher vítima de violência.

O assunto do encontro voltará a ser abordado no próximo dia 31, no projeto “Rodas e Encontros”, CRP-RJ, no auditório da subsede Baixada Fluminense do CRP-RJ. Além disso, a discussão será retomada antes, no dia 29 de março, das 9h às 13h, em evento em praça pública promovido pelo Conselho Municipal do Direito à Mulher, junto à coordenadoria de Mulheres da Prefeitura de Nova Iguaçu, onde a subsede Baixada Fluminense do CRP-RJ estará presente, junto às entidades representativas do Conselho Municipal do Direito à Mulher.



0322-debate_sobre_violencia_contra_a_mulher_marca_7_cine_psi_02-300x225.jpg