auto_awesome

Noticias






Responsável por oficinas faz avaliação positiva


Data de Publicação: 16 de março de 2011


A psicóloga e consultora do Conselho Federal de Psicologia Angela Elizabeth Lapa Coelho (CRP 13/0613), responsável por conduzir as oficinas sobre emergências e desastres realizadas nos últimos dias em Nova Friburgo, Petrópolis e Rio de Janeiro, disse que os eventos cumpriram seu papel.

0317-participantes_de_oficinas_ressaltam_a_importancia_do_evento_01

As oficinas foram realizadas pelo Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP-RJ), em parceria com a Rede de Cuidados da Região Serrana e o Conselho Federal de Psicologia (CFP), e fazem parte da resposta articulada entre as entidades à tragédia das chuvas na região serrana.

“Considero bastante positivo, foi uma oportunidade ímpar de troca de experiências, tanto minha com os participantes quanto entre eles. Reunimos pessoas que estavam na linha de frente, que relataram suas experiências, e vivências, e outras que, apesar de terem interesse no tema, tinham pouca experiência”, avalia a psicóloga.

O contato entre os profissionais que participaram das atividades também é considerado um ponto de destaque das oficinas. “Foi importante também por possibilitar a criação de uma rede de profissionais que trabalham e têm interesse no tema. Foram estabelecidos contatos para que as pessoas que pretendem atender em locais onde há situações de emergência saibam a quem se dirigir antes de começar a trabalhar”, lembra a consultora.

“É aberto um canal com quem não está tão próximo para saber aonde ir, saber qual o trabalho é necessário naquele momento, atendendo às diferentes demandas”, complementa.

Angela destacou ainda a importância de um planejamento para desastres em locais de risco. Ela acredita que o psicólogo precisa, antes de qualquer coisa, ter consciência de seu objetivo ao chegar aos locais afetados. Ela também alertou os presentes sobre a necessidade de conter o impulso de se deslocar para áreas de risco sem o devido preparo, pois “ao se deslocar até um local de tragédia você não pode atrapalhar a equipe que já está lá”.

Paraibana, Angela Coelho é graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com Mestrado em Psicologia Social também pela UFPB e Doutorado e Pós-Doutorado pela Universidade de Manitoba, no Canadá e já realizou oficinas semelhantes em Pernambuco e no Espírito Santo. Nos próximos dias ela visitará as cidades paulistas de Campinas, Taubaté, Guarulhos e Santos, além da capital do estado, para orientar profissionais locais.



0317-participantes_de_oficinas_ressaltam_a_importancia_do_evento_01-300x225.jpg