auto_awesome

Noticias






Cine Psi celebra o Dia Mulher promovendo debate


Data de Publicação: 15 de março de 2011


A Comissão Gestora do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro na Baixada Fluminense convida psicólogos, estudantes e outros profissionais das áreas sociais e da saúde para o 7ª encontro do Espaço Cine Psi, no dia 17 de março, 5ª feira, das 17h30 às 20h30. Nesta edição, será exibido o documentário “Silêncio das Inocentes”, com direção de Ique Gazzola, que trata de casos de violência doméstica contra a mulher e a aplicação da Lei Maria da Penha.

CRPRJ

A escolha do filme faz parte de um projeto integrado às comemorações do Dia Internacional da Mulher e à programação de atividades do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Nova Iguaçu, onde o CRP-RJ tem representação, que culminarão com grandes eventos ao fim do mês. Em um dos eventos comemorativos, inclusive, a psicóloga e ex-conselheira Conceição das Chagas Corrêa recebeu um prêmio da Coordenadoria Especial de Políticas Para a Mulher de Nova Iguaçu, em função de sua atuação nas causas sociais da Baixada Fluminense.

Para a coordenadora do debate, a colaboradora e presidente da Comissão Gestora da Subsede Baixada, Vanda Vasconcelos (CRP 05/6065), essa edição especial do Cine Psi em comemoração ao Dia Internacional da Mulher tem como grande objetivo integrar as mulheres que fazem parte dos projetos na Baixada. “Com o Cine Psi, esperamos não apenas fortalecer a autoestima das mulheres da região, mas também as nossas ações e as formas de atuação das profissionais de psicologia investidas nos nossos projetos, bem como divulgar de maneira mais ampla a rede de atendimento às mulheres vítimas da violência”, diz.

Após o filme, haverá um debate sobre o tema A Psicologia e a Violência contra a Mulher, que, mais uma vez, reflete o compromisso social da atual gestão do Conselho com a ética e a articulação da atuação dos psicólogos com os conhecimentos da comunicação para a transformação da realidade social.

No dia 17, o debate ainda contará com a participação especial das convidadas Elizete Lopes da Silva, psicóloga do Centro Integrado de atendimento à Mulher (CIAM) em Nova Iguaçu e Belford Roxo; Sandra Aparecida Gurgel Vergne, Pedagoga e Coordenadora de Educação de Jovens e adultos de Nilópolis; e Miriam Magali, advogada chefe da Coordenadoria Especial de Políticas para as Mulheres de Nova Iguaçu.

O encontro é aberto ao público, e acontece na subsede Baixada Fluminense do CRP-RJ, em Nova Iguaçu, na Rua Sebastião Herculano de Mattos, 41, Centro, perto da estação Nova Iguaçu da Supervia e da sede da Cruz Vermelha. Quem precisar de mais informações pode entrar em contato por telefone ou fax (21 2768-0007) ou por e-mail.

Sinopse:

“Silêncio das Inocentes”

Através de depoimentos de vítimas, autoridades e especialistas, o documentário retrata a triste realidade social da violência doméstica no Brasil. O projeto busca lançar uma luz sobre o tema e fomentar o debate. Apesar dos vários índices apontados em pesquisas sociais, o silêncio que cerca essa violência impede que os dados quantitativos e qualitativos possam revelar corretamente a magnitude deste fenômeno social e o perfil de suas vítimas. É necessário um processo de mobilização social contra a violência nas famílias, a fim de romper o silêncio que o cerca. Este documentário visa estimular o debate contribuindo, em última instância, para que esse discurso fortalecido possa refluir e, quem sabe, transformar a realidade.

 



CRPRJ-1.jpg